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Especialista dá dicas para não cair em golpes digitais

Por César Félix

Com o mundo cada vez mais interconectado de hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, trazendo conveniências de como realizar transações e interações online. No entanto, essa comodidade também traz consigo um aumento nas ameaças cibernéticas, incluindo as temíveis fraudes.

De acordo com um levantamento da empresa de cibersegurança Nord Security, sete a cada dez brasileiros afirmaram ter enfrentado pelo menos um incidente cibernético em 2022. A pesquisa também revelou que usuários confiantes são mais propensos a sofrer golpes, por serem menos cautelosos na Internet.

Portanto, não importa se a pessoa é heavy user de tecnologia, o risco existe e é muito importante que todos os usuários da Internet estejam cientes dos perigos associados às fraudes e saibam as maneiras de se proteger. Confira algumas práticas recomendadas para identificar e evitar essas ameaças.

  1. Nunca compartilhe informações confidenciais

Em um primeiro momento, é essencial entender que instituições legítimas nunca solicitarão informações confidenciais, como senhas e códigos de autenticação, por meio de canais de relacionamento. Isso inclui e-mails, mensagens de texto, redes sociais e telefonemas. Essas informações são de acesso exclusivo e pessoal, e nenhuma empresa ou indivíduo deve solicitá-las dessa maneira.

Os fraudadores costumam se aproveitar da ingenuidade ou do desconhecimento das pessoas sobre práticas de segurança cibernética. É comum a criação de e-mails ou mensagens de texto convincentes e até mesmo a realização de ligações telefônicas aparentemente autênticas. Esses métodos visam a persuadir as vítimas a revelarem suas informações pessoais, muitas vezes sob a falsa premissa de alguma emergência ou promoção tentadora.

Portanto, verifique a autenticidade dos contatos. É vital desconfiar de qualquer pessoa que afirme ser um representante de uma empresa sem verificar sua autenticidade. Sempre acione os canais oficiais de relacionamento para confirmar se o contato é legítimo antes de compartilhar qualquer informação ou tomar alguma ação.

  1. Não acredite em tudo que falam

Uma das estratégias frequentemente empregadas pelos golpistas é a oferta de investimentos milagrosos ou oportunidades de enriquecimento rápido. De acordo com uma iniciativa educacional realizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 49% das pessoas cairiam em um golpe de investimento.

Ao receber o contato ou oferta suspeita, faça uma investigação adequada. Verifique o site e a reputação da empresa e confirme se o nicho do suposto contato está correto. Plataformas como o “Reclame Aqui” podem ser úteis para identificar como a empresa trata seus clientes e lidam com problemas.

Também é importante lembrar que investimentos seguros e legítimos geralmente envolvem algum nível de risco e não garantem retornos excepcionais da noite para o dia.

  1. Permaneça sempre atento

Seguir essas medidas não deve ser visto como uma tarefa única, mas sim como uma prática constante. A vigilância e a adaptação às tendências em constante evolução na Internet são necessárias para permanecer à frente das ameaças digitais.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo C6 Bank, 68% dos brasileiros adaptaram seu comportamento para se resguardar de possíveis golpes digitais. Esse dado sugere um progresso significativo na conscientização das pessoas em relação aos riscos, mas não se pode relaxar.

As táticas dos fraudadores também evoluem, tornando essencial que a educação sobre segurança cibernética seja contínua. Esteja sempre atento às novas tendências em cibersegurança e continue atualizando seu conhecimento para proteger suas informações pessoais e financeiras.

A conscientização e o reconhecimento dos sinais de possíveis fraudes são essenciais para proteger-se no ambiente digital. Seguindo todas as dicas você garantirá a sua segurança e de seus dados. Lembre-se de que o mundo digital oferece oportunidades incríveis, mas também é essencial estar preparado para lidar com os desafios que ele apresenta.

César Felix é gerente de Customer Experience da NovaDAX, uma das maiores exchanges brasileiras que oferece serviços relacionados a criptoativos de alta liquidez, taxas baixas e alta proteção para os seus mais de 1.1 milhão de clientes.

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