Empresas de comunicação ganham agilidade com nova solução de Business Intelligence da EXECPLAN - Trama
Voltar para sala de imprensa

Empresas de comunicação ganham agilidade com nova solução de Business Intelligence da EXECPLAN

Desenvolvido especialmente para o setor, o Media Intelligence proporciona diversos tipos de análises, abrangendo desde controles de assinantes, vendas de anúncios e promoções, até a parte de distribuição e logística

São Paulo, 10 de maio de 2004 – A EXECPLAN, empresa nacional especializada no desenvolvimento de Business Intelligence (BI), está apostando na segmentação e acaba de lançar o Media Intelligence, um sistema especialmente voltado para empresas de comunicação e imprensa. “Essa é mais uma iniciativa da empresa em desenvolver soluções de BI verticais, que atendam as particularidades de diferentes segmentos de mercado. O setor de mídia nunca teve nada específico para atender os executivos da área”, comenta o presidente da empresa, Antonio Augusto.

Segundo conta o executivo, as soluções de BI oferecidas no mercado são genéricas e posteriormente são adaptadas às necessidades de cada negócio. “Como o Media Intelligence foi desenvolvido especificamente para o segmento, os custos são menores e o prazo de implantação é muito mais curto. O sistema é instalado em apenas 15 dias e está em plena operação em dois meses. Já os sistemas tradicionais levam até dois anos para entrar em funcionamento”.

Um grande diferencial do Media Intelligence é que ele foi desenhado especificamente para as necessidades do setor, a partir de uma parceria feita com o jornal Diário do Grande ABC, que já utilizava o Fast B.I. desde 2001, também da EXECPLAN, com várias customizações. “O jornal foi o nosso primeiro cliente no segmento e colaborou muito na criação do produto, definindo as necessidades específicas do setor, auxiliando no desenvolvimento de módulos analíticos e também na implantação, que teve início em 22 de março e foi finalizada no dia 9 de abril”, explica Júlio Gualter, vice-presidente de Tecnologia da EXECPLAN.

Para a responsável pelo departamento de Tecnologia de Gestão do Diário do Grande ABC, Lilian Vieira Tanelli, a ferramenta irá proporcionar grandes benefícios para a corporação. “O sistema deverá trazer mais agilidade na tomada de decisão pelos executivos da empresa, melhor visibilidade e controle de diversos produtos comercializados. O objetivo básico de projeto foi o de ter uma informação única dentro da companhia e padronização dos conceitos”, diz.

Módulos
Segundo explica o vice-presidente de Tecnologia, Júlio Gualter, o Media Intelligence foi concebido para atender todos os setores da corporação, contemplando desde a venda de anúncios, assinaturas, promoções e distribuição para os pontos-de-vendas, até controle de tiragem e processo de produção, incluindo suprimentos e matérias-primas. Entre os diversos módulos que compõem o Media Intelligence, três são básicos: o de Análise de Assinantes, Distribuição e Análise de Relacionamento com Agências e Grandes Anunciantes.

Com o primeiro, a empresa passa a ter total controle da carteira de assinantes, com várias análises sobre adesões e cancelamentos de assinaturas, projeções de tendências, sazonalidades, desempenho de diversas ações de marketing, etc. “No método tradicional, as informações se encontram dispersas dentro da companhia. Com o uso de ferramentas de BI, esses dados são centralizados e, com métodos de análises definidos, ganha-se um maior dinamismo no processo”.

O módulo de Distribuição é outro que precisou incorporar características específicas para o setor. “Em um jornal, onde o volume impresso é muito grande, a contagem dos exemplares é feita por peso, e não por unidade. É feita a pesagem na saída e também no retorno, que é o encalhe e que irá virar sucata, que também é um produto comercializado. A capacidade de trabalhar com diversos tipos de medidas é outro diferencial do Media Intelligence”, salienta Gualter, acrescentando que o sistema também efetua controle de produção e logística.

A característica de trabalhar com diferentes sistemas métricos também aparece no módulo de Análise de Relacionamento com Agências e Grandes Anunciantes. O executivo explica que o espaço publicitário não é apenas comercializado, pois há muita permuta nesse meio. Por essa razão, é preciso ter formas diferentes de controle e análises, que usam diversos tipos de medidas. Em veículos impressos é muito usado o centímetro por coluna ou linhas, já em rádio e tevê o espaço é medido por tempo”.

Júlio Gualter ainda explica que o Business Intelligence aparece como a “ponta de um iceberg”, ou seja, abaixo dele há diversos outros sistemas operando. “A extração de dados para análise é feita a partir de sistemas de CRMs (gerenciamento de relações com o cliente) e ERPs (sistemas integrados de gestão empresarial). Por essa razão, o BI deve se integrar a esses sistema e ser compatível com as tecnologias disponíveis no mercado”.

Sobre a EXECPLAN
A EXECPLAN é uma empresa 100% nacional, líder e especializada no desenvolvimento de soluções segmentadas de Business Intelligence, que facilitam a tomada de decisões por parte dos executivos com vários recursos para análises detalhadas das informações tático-estratégicas de um negócio. Entre seus diferenciais, destaca-se a sua exclusiva estratégia de implantação, bem diferente dos projetos convencionais, fazendo uma implantação corporativa em curto prazo, com qualidade e prazo garantido por contrato SLA, as mais avançadas e completas soluções de B.I.

Os seus produtos oferecem recursos analíticos inovadores, atendendo as necessidades de informações dos executivos, proporcionando flexibilidade de análises e facilidade de uso, otimização de resultados, permitindo a mudança de decisões estratégias devido a precisão e agilidade de análises.

Em 2003, o faturamento da empresa foi de R$ 8 milhões, um crescimento de 30% sobre o ano de 2002. Sua estratégia de expansão privilegia a atuação por meio de distribuidores, sendo que hoje a EXECPLAN conta com 15 produtos de Business Intelligence em vários segmentos e para diferentes portes de empresas, e atualmente conta com 15 distribuidores, sendo 13 nacionais e 2 no exterior (Portugal e Colômbia).


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: