Voltar para sala de imprensa

Empresa do Cietec desenvolve pastilha de ação controlada para limpar ar-condicionado

Dispositivo químico que não agride o meio ambiente está sendo aperfeiçoado pela STQ. O comprimido evita problemas de saúde provocados por sistemas de ar condicionado sujos

Pastilhas de limpeza da STQSão Paulo, 15 de janeiro de 2004 – Uma pastilha de limpeza para desinfetar sistemas centrais de condicionadores de ar está sendo testada em laboratório pela Scientia Tecnologia Química (STQ), residente do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). A empresa desenvolveu uma matriz de cerâmica que contém um bactericida e um fungicida, que não agridem o meio ambiente e as pessoas. Esses cuidados evitam problemas como dores de cabeça, irritação nos olhos e na garganta, rinites, bronquites, crises de asma e pneumonia. O resultado é um maior conforto e produtividade no local de trabalho.

Segundo o pesquisador e sócio da STQ, Carlos Alberto Alves de Carvalho, o produto foi criado para purificar a água que se forma nas centrais de ar-condicionado durante o processo de resfriamento dos ambientes e que se acumula internamente em bandejas. “A água parada é um lugar propício à formação de colônias de bactérias que podem ser transmitidas às pessoas que trabalham em locais fechados”, afirma Carvalho.

Para evitar a contaminação e não onerar os custos com a limpeza dos sistemas, o comprimido libera seus agentes progressivamente, num período de 30 a 45 dias. Assim, a manutenção dos equipamentos pode ser feita apenas uma vez por mês.

De acordo com a pesquisadora Mariângela de Azevedo, os produtos para higienização de sistemas de ar-condicionado no mercado hoje exigem manutenção diária. Para uma limpeza eficiente e menos trabalhosa, o ideal é combinar a pastilha de ação controlada, a produtos que removem a poeira e as partículas dos ductos. Assim, evita-se a formação de novos microrganismos, ao mesmo tempo em que os já existentes são eliminados.

Economia
Nesta fase da pesquisa, os cientistas estão buscando simplificar e viabilizar economicamente o projeto. Novas matrizes de suporte para o bactericida, o fungicida e a ciclodextrina estão sendo testadas. Os empresários já estão pensando em testes fora do laboratório e no lançamento do produto para o final de 2004.

Empresas do segmento de ar-condicionado têm demonstrado interesse pela pastilha. Algumas estão sugerindo, inclusive, o desenvolvimento de um produto específico para a limpeza de sistemas de ar-condicionado em automóveis.

A STQ conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa de Fixação de Doutores (Profix).

Glossário:
Ciclodextrinas: as ciclodextrinas (CDs) naturais a, ß e γ e seus derivados sintéticos, são oligossacarídeos (do grupo dos açúcares) com propriedades químicas e estruturais que lhes permitem encapsular moléculas convidadas. Como resultado, pode-se obter produtos que podem melhorar a estabilidade de medicamentos frente à luz, ao ar, modificar a cor e o gosto, ou possibilitar que as substâncias encapsuladas sejam mais solúveis ou menos voláteis.

Incubadoras: instituições que se destinam a apoiar empreendedores, criando condições para o crescimento de suas empresas. As incubadoras oferecem serviços especializados, orientação, espaço físico e infra-estrutura técnica, administrativa e operacional.

Incubadas: empresas constituídas (ou empreendedores) que dominam uma tecnologia e têm interesse em desenvolver seu produto ou serviço na Incubadora. É necessário que disponham de capital mínimo assegurado para o início da operação e tenham previsão de obter faturamento em até 12 meses após a instalação.
Mariângela de Azevedo:

    Mariângela de Azevedo: o comprimido libera seus agentes de 30 a 45 dias”


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: