Voltar para sala de imprensa

Do mouse para a mesa digitalizadora: avanços da tecnologia proporcionam mais agilidade nos trabalhos digitais

As tablets sem fios e sem baterias da Wacom facilitam a vida de muitos artistas gráficos, designers, produtores e usuários em geral

As tablets são capazes de reproduzir com precisão os traços que o usuário deseja executar São Paulo, 29 de março de 2004 – Para quem acreditava que o mouse era uma grande solução para resolver os problemas dos antigos programas do computador, não imaginava que poderia surgir a mesa digitalizadora, mais conhecida como tablet, um periférico formado por uma base, um mouse e uma caneta eletrônica. Sem fios e sem baterias – uma tecnologia criada pela fabricante Wacom, empresa japonesa líder neste segmento – as tablets trazem aos profissionais a oportunidade de executar os trabalhos com leveza, agilidade e mais liberdade.

Considerada um avanço no mundo digital, as mesas facilitam a interação humana com o computador, porque o manuseio é semelhante ao de uma caneta e de outras ferramentas de desenho. Desenhar, pintar, retocar ou até mesmo finalizar imagens no micro, fica ainda mais fácil. As tablets são capazes de reproduzir com precisão os traços que o usuário deseja executar, principalmente os impossíveis de serem duplicados com o mouse.

Animações de sucesso
A Vetor Zero, produtora de efeitos especiais digitais, usa as tablets desde 1995. Criadora da tartaruga da Brahma, do ET do portal Terra, dos Dinossauros da Danone entre outros personagens publicitários, a empresa utiliza as mesas gráficas desde a elaboração até a manipulação de objetos 3D.

Segundo Gustavo Yamin, diretor de produção da agência, o uso da ferramenta eletrônica para a elaboração e principalmente acabamento de imagens é indispensável. “A tablet nos permite pintar e editar texturas com grande eficiência, gerando mais qualidade e realismo”, declarou. Acostumado a trabalhar até 12 horas diante do micro, Yamin conta que abandonou completamente o mouse. “Faço tudo com a mesa, desde abrir e-mails até retocar imagens, pois o equipamento não causa estresse de manuseio”, conta.

Considerado um equipamento ergonômico, a mesa digitalizadora é ideal para quem sofre de LER (lesão por esforço repetitivo). Para o designer e produtor gráfico Luís Cláudio Rugani Vianna, a substituição do mouse pela tablet solucionou o problema de saúde. “Além de eliminar as dores, a mesa digitalizadora facilitou o trabalho, principalmente quando é preciso recortar imagens”, relatou o profissional que produz capas de CD do músico Marcus Vianna.

Tecnologia
O sistema das mesas funciona graças à tecnologia de ressonância magnética, que faz com que a prancheta identifique os movimentos da caneta, codificando os dados e reproduzindo as imagens na tela do desktop. Conhecida pela criação de mesas gráficas que reconhecem até 512 níveis de pressão diferentes, a Wacom oferece uma variada linha de produtos, que atende desde o usuário iniciante ao profissional.

Disponibilidade
A linha completa de produtos Wacom pode ser solicitada por meio das distribuidoras: Tablett (www.tablett.com.br) e Johe (www.johe.com.br). Os produtos também podem ser encontrados nas principais lojas de informática do Brasil como: Fnac, PlugUse, Submarino e Brasoftware.

Sobre a Wacom Technology
A Wacom Technology é uma companhia japonesa fabricante de mesas gráficas. Em 1988 desenvolveu e introduziu no mercado a primeira caneta digitalizadora sem fio e sem baterias do mundo. A partir de então, iniciou uma trajetória de sucesso, com pesquisas e desenvolvimentos, recebendo mais de 52 prêmios editoriais por inovação. Hoje, a Wacom está posicionada entre as maiores fabricantes mundiais de mesas gráficas. Mais de dois milhões de profissionais – entre fotógrafos, artistas e designers – ao redor do mundo utilizam seus produtos. Sua linha de soluções inclui as mesas gráficas Graphire2, Intuos2, Cintiq15x e Cintiq18sx, e a recém-lançada Graphire3. A Wacom é representada no Brasil pelas distribuidoras Tablett e Johe.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: