Voltar para sala de imprensa

Dislexia é hereditário e atinge principalmente as crianças

Lançamento da Artmed Editora explica a teoria e o desenvolvimento desse problema em adultos e crianças, ajudando os profissionais da área clínica

São Paulo, de 19 a 22 de maio de 2004 – A definição de “dislexia” ainda é contestada por muitos profissionais de análise clínica. Embora hoje uma hipótese de deficiência visual ainda seja considerada, a perspectiva mais aceita é que a dislexia é uma deficiência de linguagem no domínio fonológico. A discussão sobre toda essa teoria está na obra “Dislexia, Fala e Linguagem – Um manual do profissional”, organizada por Margaret Snowling e Joy Stackhouse, que também aponta a deficiência como sendo hereditária.

De acordo com o título, existem até 50% de probabilidade de um menino ser disléxico se seu pai assim o for. A probabilidade de uma menina desenvolver a deficiência é um pouco menor. “O que é herdado não é a falha na leitura, mas aspectos de processamento da linguagem”, explica Margaret Snowling, organizadora do livro, que é um dos lançamentos da Artmed Editora na Educar – Feira Internacional de Educação, em São Paulo.

Para Snowling, os problemas de leitura nas crianças tendem a ser a principal dificuldade nos primeiros anos da escola, mas muitos adultos disléxicos transformam-se em leitores fluentes, porém com uma ortografia deficiente. “Alguns adultos com esse problema tem uma dificuldade particular na decodificação das palavras, na consciência fonológica, nomeação rápida e tarefas verbais de memória de curto prazo”.

O título também explica a teoria e o desenvolvimento do problema em crianças e adultos e auxilia os profissionais de análise clínica na intervenção. “Eles devem estar prontos para avaliar a extensão em que a dificuldade de leitura de uma criança pode ser atribuída à fonologia deficiente e a extensão em que outros déficits de linguagem e de processamento cognitivo podem ter um papel a desempenhar”, alerta a organizadora.

Sobre os organizadores:
Joy Stackhouse é conferencista sênior do Departamento de Ciências da Comunicação Humana da Universidade de Londres.

Margaret Snowling é professora de psicologia da Universidade de York.

Serviço
Livro: “Dislexia, Fala e Linguagem – Um Manual do Profissional”
Organizadores: Joy Stackhouse, Margaret Snowling e colaboradores
Formato: 16×23; 280 páginas
Preço: R$48,00

11ª Educar – Feira Internacional de Educação
Data: 19 a 22 de maio
Horário: das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Vermelho

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.

Sobre a Educar e Educador 2004
A 11ª edição da Feira Internacional de Educação apresenta, aos educadores do país, todas as inovações que a indústria da educação oferece ao mercado. Este ano, a exposição traz como novidade a Trilha da Pós, que foi idealizada para atender as necessidades dos educadores que procuram por especialização. Simultaneamente a Feira, será realizado o EDUCADOR- Congresso Internacional de Educação – que tem como foco “O Futuro da Educação e a Educação do Futuro – Temas e Dilemas do Ensino no Século XXI”. Assuntos polêmicos como avaliação, currículo, comportamento, gestão, qualidade, formação de professores, novas metodologias pedagógicas e cultura, serão abordados por mais de 70 conferencistas nacionais e internacionais.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: