São Paulo, março de 2014 – A importância do processo de comunicação e dos relacionamentos para startups alocadas em incubadoras de empresas no Brasil no estímulo à cultura de inovação. Esse é o tema da apresentação de Leila Gasparindo, sócia-fundadora e diretora executiva da Trama Comunicação, e de Maria Aparecida Ferrari, professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), durante a 4ª Conferência da International Communication Association (ICA) para a América Latina.
O encontro realizado entre os dias 26 e 28 de março, na Universidade de Brasília, reúne pesquisadores de todo o País. A apresentação do estudo intitulado "O desafio da comunicação no estímulo à cultura da inovação" abordará os cenários enfrentados pela gestão comunicacional nas organizações contemporâneas de modo a promover uma cultura favorável à propagação de ambientes altamente inovadores nas empresas brasileiras.
Para embasar a pesquisa, as autoras utilizaram análises comparativas de três diferentes rankings internacionais que classificam países de acordo com índices de inovação, competitividade global e distância do poder.
O estudo empírico foi realizado no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), localizado no campus da USP, considerada a maior incubadora de empresas da América Latina. "Os resultados revelam que ambientes de inovação são ideais para que as empresas incubadas criem vínculos com seus múltiplos públicos-alvo. Outro aspecto que levamos em consideração para avançar em nossa linha de pesquisa diz respeito à questão da interculturalidade, elemento com grande influência na composição dos processos comunicacionais", complementa Leila.
Serviço
Local: Grupo de Trabalho Comunicação organizacional – Universidade de Brasília
Endereço: Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte – Brasília
Horário: das 16h30 as 18h
Mais informações no site da Conferência: http://ica2014.com.br/
Sobre as autoras
Maria Aparecida Ferrari: Mestre e doutora pela ECA/USP e docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação e Graduação da mesma instituição. Diretora editorial da Abrapcorp. Co-autora das obras, Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos, com James E. Grunig e Fábio França, 2ª. edição 2011; Relaciones Públicas: naturaleza, función y gestión en las organizaciones contemporáneas, 2011 e Gestión de Relaciones Públicas para el éxito de las organizaciones, 2012, ambas com Fábio França. É professora-visitante de várias universidades latino-americanas.
Leila Gasparindo: Mestranda do PPGCOM/ECA/USP. Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-SP. Sócia-fundadora da Trama Comunicação e coautora das obras Marketing para Incubadoras: o que de bom está acontecendo, Anprotec: Sebrae, 2006 e Faces do Empreendorismo Inovador, Coleção Inova, Vol. III, do Sistema FIEP – Federação da Indústria do Paraná, 2008. Foi uma das fundadoras da Abracom.