FONIF

Esta é a sala de imprensa da FONIF. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O FONIF – Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas tem como objetivo institucional o fortalecimento e a defesa de interesses das entidades filantrópicas que atuam no Brasil nas áreas de saúde, educação e assistência social. Constituído legalmente em 2015, o FONIF foi fundado a partir da reunião de 40 mantenedoras das mais importantes e reconhecidas instituições do país, que se uniram para debater os rumos do setor e as alternativas para garantir os direitos e o pleno funcionamento dessas entidades. Uma das principais ações empreendidas pelo FONIF foi a realização da pesquisa “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”, desenvolvida em parceria com a DOM Strategy Partners entre 2015 e 2016, com uma nova versão lançada em 2019, auditada pela Audisa Auditores. O estudo aponta que, para cada R$1,00 oferecido pelo Estado como imunidade fiscal às filantrópicas, há um retorno de R$7,39 em benefícios entregues à sociedade. Dados mostram ainda que 80% da população brasileira está em municípios cobertos por serviços de instituições filantrópicas e que o setor emprega cerca de 2,3 milhões de pessoas. Mais informações sobre o FONIF e a pesquisa podem ser obtidas no site da entidade: www.fonif.org.br

Comemorada em 20 de outubro, a data marca um movimento filantrópico que visa estimular ações voluntárias

Dia Nacional da Filantropia engaja a sociedade para o exercício da solidariedade

São Paulo, outubro de 2020 – O Dia Nacional da Filantropia, comemorado em 20 de outubro, surgiu para evidenciar a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no Brasil.  A data, que decorre da mobilização do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), visa promover a valorização e gerar esclarecimentos sobre este setor vital para a sociedade brasileira.

Dados da pesquisa A Contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil, realizada pelo FONIF, estabelecem um panorama a respeito da sua representatividade. Atualmente, o setor filantrópico emprega mais de 2,3 milhões de colaboradores diretos. Na área da Saúde, por exemplo, suas atividades correspondem a 59% de todas as internações de alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e somam 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares por ano. Na educação são 2,4 milhões de alunos, sendo 725 mil bolsistas. Na Assistência Social, o setor oferta 3,6 milhões de vagas de serviços essenciais de proteção à população mais carente, representando 47% das vagas oferecidas pela rede socioassistencial privada.

Além disso, o estudo revela ainda que a cada R$ 1,00 que o Estado investe no setor por meio das imunidades tributárias, a contrapartida real é de R$ 7,39, ou seja, sete vezes maior.

“Na nossa luta diária pelos direitos das entidades filantrópicas brasileiras, constatamos como ainda é grande a falta de entendimento em relação ao nosso setor. Os números por si só demonstram a nossa importância e, no entanto, vemos que há uma grande desvalorização da filantropia no Brasil. Com a comemoração desta data, podemos combater esse desconhecimento e contribuir para fortalecer o setor, favorecendo a sociedade por consequência”, esclarece Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Neste ano, para comemorar o Dia Nacional da Filantropia será realizada uma live dos Hospitais PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e do FONIF, no dia 13 de outubro, às 19h, cujo tema será “O papel das parcerias público-privadas e as contribuições do PROADI-SUS para o fortalecimento da filantropia e da saúde no Brasil”.

A ação será realizada no Youtube dos Hospitais PROADI-SUS e contará com a participação de Custódio Pereira, presidente do FONIF; Paulo Bastian, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Fernando Torelly, CEO do HCor; Dr. Guilherme Shettino, diretor de responsabilidade social do Hospital Israelita Albert Eistein; Mohamed Parrini, CEO do Hospital Moinhos de Vento; e Dr. Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês.

E no dia 20 de outubro, às 9h, será realizado um evento online onde o presidente do FONIF, Custódio Pereira, abordará a importância da data e da causa filantrópica, e em seguida os deputados Antônio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), além do senador Eduardo Gomes (MDB/TO)  grandes apoiadores da causa, farão uso da palavra. Posteriormente, das 9h30 às 11h30 será realizado o primeiro webinar do dia, com o tema “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil” e, das 17h às 18h30, acontecerá o segundo webinar “Pessoas que transformam o mundo pela filantropia”.

Os dois eventos serão transmitidos no Youtube do FONIF.

Confira os detalhes da programação do dia 20 de outubro:

Manhã

9h – Abertura: com Custódio Pereira

9h10 – Participação dos deputados Antônio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG); e Eduardo Gomes (MDB/TO);

9h30 às 11h30 – Webinar “O papel da filantropia no desenvolvimento social e redução das desigualdades no Brasil”, com a participação de:

• Educação: Dr. Paulo Fossati, presidente da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) e José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie;
  • Saúde: Mirocles Campos Véras Neto, presidente da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filatrópicas) e Vânia Bezerra, superintendente de responsabilidade social do Hospital Sírio-Libanês;
  • Assistência Social: Dr. Antônio Roberto Silva Pasin, presidente da Febraeda (Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes) e Dr. Humberto Casagrande, CEO do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola);
  • Mediação: Padre Antônio Tabosa, vice-presidente do FONIF
  • Encerramento: Custódio Pereira, presidente do FONIF.

Tarde

17h30 às 18h30 – Webinar “Pessoas que transformam o mundo pela filantropia”, com a participação de:

• Professora Patrícia Razza, diretora da Fundação Antônio Antonieta;
  • Giovana Bertoldo Viveiros, ex-aluna da Fundação Antônio Antonieta e atualmente é bolsista da PUC Campinas;
  • Roberto Ravagnani, jornalista, palestrante e voluntário, especializado em voluntariado;
  • Medicação: Emílio Sant’anna, jornalista.

Histórico – Dia Nacional da Filantropia

O pedido do FONIF para a criação da data foi acolhido em 2017 pelos Deputados Federais Antonio Brito (PSD/BA) e Eduardo Barbosa (PSDB/MG), que conduziram uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar sobre o tema.

Na ocasião, o deputado Antonio Brito reafirmou seu apoio à causa e convocou o setor filantrópico a iniciar as comemorações da data, mesmo com o processo ainda em andamento. “Enquanto seguimos com os procedimentos para legitimação da data, vamos nos unir e mostrar a força da filantropia para o País e para o mundo”, defendeu o deputado.

Para o deputado Eduardo Barbosa, a instituição da data contribuiu para disseminar mais amplamente na sociedade a relevância das entidades filantrópicas. “O Dia Nacional da Filantropia ajudará a fortalecer e transmitir às futuras gerações os princípios de compaixão e altruísmo”, declarou.

Sobre a FONIF

Empresa: FONIF