DEKRA alerta: "Pokémon Go" aumenta risco de acidentes de trânsito - Trama
Voltar para sala de imprensa

DEKRA alerta: “Pokémon Go” aumenta risco de acidentes de trânsito

 Segundo pesquisas da empresa a desatenção no trânsito pode ser equivalente à direção às cegas

São Paulo, agosto de 2016 – O burburinho em torno do jogo "Pokémon Go" vem crescendo em todo o mundo desde o seu lançamento, no dia 06 de julho, nos Estados Unidos. Apesar da animação geral dos usuários, a DEKRA, líder global em inspeção veicular e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil, alerta que o app é um problema real em termos de segurança no trânsito, e desaconselha a "caça" em lugares com grande circulação de veículos.

Uma semana depois do seu lançamento nos EUA, o app chegou à Europa. Desde então, parece que todo o mundo entrou na febre "Pokémon", com jogadores caçando monstrinhos virtuais com seus smartphones por toda parte, incluindo calçadas, ruas, rodovias, parques e construções.

Na Alemanha e em outros países da União Europeia o assunto gera preocupação nas autoridades, que temem o aumento no risco de acidentes.

Caçar esses bichinhos em meio ao trânsito de carros e pessoas implica em grandes ricos. Nos EUA, já foram reportadas inúmeras colisões traseiras e pelo menos uma colisão mais grave com uma árvore ocasionadas pelo uso do app. Motoristas estão parando no meio do trânsito porque acharam um Pokémon muito visado no seu entorno, e motociclistas estão sendo parados pela polícia por usar o smartphone ligado segurando o guidão com apenas uma mão.

O risco de distração associado ao "Pokémon Go" no tráfego é enorme. O app registra automaticamente a localização dos jogadores usando a função GPS de seus smartphones.

Para se ter uma ideia do risco, a uma velocidade de 50 km/h, motoristas que olham para o aparelho por cinco segundos percorrem uma distância de cerca de 70 metros sem saber do que se passa ao seu redor sendo incapaz de reagir a qualquer coisa que possa acontecer na estrada. Nessa velocidade, um segundo de desatenção é equivalente a 15 metros de direção às cegas.

"Se você deseja capturar um monstro, você precisa estar com seu aparelho ligado e ativo no jogo o tempo todo. O resultado disso é uma total falta de atenção ao que está ao seu redor", alerta Mário Maurício, CEO da DEKRA no Brasil. "Motoristas que digitam mensagens enquanto dirigem são 23 vezes mais propensos a acidentes, imagine o efeito de ficar procurando por esses monstrinhos", destaca.

Por isso, os especialistas da DEKRA estão fazendo um apelo a motoristas, ciclistas e pedestres para que mantenham sua atenção plena e não se distraiam com smartphones. "Muitas pessoas parecem não perceber a dimensão do risco que se submetem ao usar o celular no trânsito, seja motorista ou pedestre".

Antes do lançamento do "Pokémon Go", a DEKRA já vinha apontando os perigos do uso de smartphones no trânsito. Uma pesquisa conduzida pela empresa em seis capitais europeias revelou que cerca de 17% dos pedestres usam o smartphones enquanto estão atravessando a rua.

 "Vemos uma redução do número de acidentes fatais nas estradas e no trânsito nas últimas décadas, em todo o mundo. Mas nos últimos anos, com a popularização das tecnologias móveis esse número pode voltar a subir", afirma Maurício. "Consideramos que a questão da distração ainda merece atenção quando o assunto é prevenir acidentes de trânsito principalmente com os números altíssimos de mortes em acidentes de trânsito no Brasil".

"Pokémon Go" pode ainda ser perigoso em outras áreas além do trânsito. Na Califórnia, dois jogadores caíram de um penhasco a mais de 15 metros acima da praia, na costa do Pacífico e muitas outras quedas já foram reportadas.

Sobre o Grupo DEKRA
Fundada em 1925, a DEKRA é líder em teste de segurança de veículos automotores na Europa e líder mundial em inspeção técnica veicular. Organizada em três unidades de negócios – DEKRA Automotivo, DEKRA Industrial e DEKRA Personal, suas 180 empresas consolidadas empregam mais de 37 mil colaboradores, nos mais de 50 países em que atua. Com sede em Stuttgart, Alemanha, atingiu faturamento de 2,7 bilhões de euros em 2015.

No Brasil desde 1995, a empresa avalia R$ 60 bilhões em riscos anualmente. Possui operações em todos os estados brasileiros e uma rede de cobertura em mais de 4800 municípios, além de atender toda cadeia do setor automotivo, como seguradoras, financeiras, corretores, montadoras, locadoras, centros automotivos, concessionárias entre outros.

Mais informações em https://www.dekra.com.br.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: