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Como aproveitar o final do ano para criar experiências únicas aos consumidores?

Por Renato Martins

Além de ser um período de confraternizações, a chegada do final do ano traz datas como o Natal e o Ano Novo, o que representa uma oportunidade para diferentes tipos de negócios venderem mais, ganharem destaque no mercado, criarem e fortalecerem uma imagem positiva e fidelizarem clientes. Segundo o estudo “Expectativas da Temporada de Compras 2023” da Meta, 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no período da Black Friday ao Natal.

Em um cenário de alta concorrência, o caminho certeiro para alcançar o sucesso em vendas é o investimento em experiências únicas e marcantes, e dessa forma, empresas podem e devem aproveitar toda a energia que só o final do ano traz. É um período em que consumidores estão mais atentos às companhias e o que têm a oferecer.

Comunicação

Assim, criar uma comunicação alinhada com o espírito de final de ano, é uma forma de marcas se aproximarem dos clientes. Por meio dos diferentes canais podem despertar sentimentos e criar laços com as pessoas, fazendo com que estas enxerguem produtos e serviços com outros olhos. Seja por meio de posts nas redes sociais, sites, nas lojas físicas ou qualquer outro ponto de comunicação, é aconselhável que as mensagens envolvam sentimentos como celebração e união. Além disso, um atendimento amistoso, transparente e respeitoso é algo ainda mais levado em conta neste período do ano.

Customização

A personalização também é fundamental. Os consumidores querem que desejos, problemas e dúvidas pessoais sejam atendidas, pois caso encontrem desafios na comunicação ou sintam que uma marca não está suprindo determinadas necessidades, vão buscar outras companhias. Hoje, a customização tem um papel essencial na venda e fidelização, e mesmo em períodos de alta demanda, precisa ser levada em conta.

Iniciativas

Aproveitar o período para criar ações diferenciadas também é algo que impacta na experiência das pessoas com uma marca. Promoções, demonstrações, campanhas de incentivo e programas de relacionamento são alguns exemplos que atraem o público, principalmente em tempos de gastos. Ações como trocar pontos em compras por produtos ou participar de sorteios, como shoppings costumam fazer nos finais de ano, têm alta adesão e mostram o sucesso deste tipo de iniciativa.

Jornada do consumidor

É importante destacar que todas as áreas dos negócios devem funcionar de maneira efetiva para que nenhuma etapa da jornada do consumidor seja afetada. Desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda devem acontecer de maneira clara. Um problema em alguma etapa pode ser suficiente para perder clientes ou até mesmo trazer problemas para a imagem de um negócio.

Concluo, portanto, que diferentes tipos de companhias devem aproveitar este período para gerarem experiências ainda mais únicas, o que envolve planejamento e estratégia. Otimizar operações, fazer reuniões de alinhamento com os times e contar com a ajuda de empresas especializadas em ações diferenciadas, é um caminho estratégico.

*Renato Martins é Vice-presidente e Diretor Comercial na GM PROMO®, empresa que oferece serviços de trade marketing e inteligência em merchandising para a indústria e varejo. A marca faz parte da Supera Holdings, onde o profissional atua como Membro do Conselho. A holding é especializada em oferecer soluções estratégicas para a indústria, varejo e serviços e também possui as marcas: GM RH®, GM HOTELS® e VAREJO VENDE MAIS 360®.


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