O serviço exclusivo de consulta pela placa pode ser acessado via aplicativo ou site e conta com alertas e comunicados para dar mais segurança ao motorista
São Paulo, dezembro de 2018 – Ao comprar um automóvel o consumidor espera que o mesmo seja seguro tanto para o motorista como para os passageiros. Mas, é mais comum do que se imagina que componentes apresentem defeitos de fabricação. Nesses casos a montadora, seguindo o Código de Defesa do Consumidor, deve fazer um edital de chamamento público, para que os consumidores sejam comunicados da falha e para que atendam ao recall, termo em inglês que significa “chamar de volta”. Em muitos casos o dono do carro tem dificuldades em encontrar informações pelo chassi ou não consegue pesquisar pelas ferramentas disponíveis atualmente. Ou seja, tanto o proprietário atual quanto o futuro comprador deste veículo poderão correr riscos. Para melhor orientar os compradores nessas ocasiões, a Checkauto, empresa do Grupo DEKRA pioneira em informações de histórico veicular pela internet, oferece a consulta gratuita de recall no Brasil, feita pela placa do veículo.
Com o Checkauto Recall, a consulta é muito mais simples e prática. Basta o comprador do carro acessar o site http://recall.checkauto.com.br/ e colocar o número da placa do automóvel requerido. O sistema realiza a consulta e rapidamente aparecerá na tela se já houve ou se há algum novo chamado.
De acordo com Mario Cassio, CEO do Grupo DEKRA Brasil, o novo serviço on-line gratuito foi criado para que todas as pessoas tivessem acesso às informações de forma transparente, evitando assim acidentes e danos à segurança do novo proprietário e seus passageiros. “Queremos alertar as pessoas que não sabem ou se esqueceram de fazer o recall. Ajudaremos a população com um serviço prático e gratuito através da internet. Estamos preocupados com a segurança das pessoas, por isso nossa visão é ser o parceiro global para um mundo seguro”, esclarece, Cassio.
Crescimento de Recalls no Brasil
A ideia de desenvolver o serviço gratuito surgiu a partir da análise dos dados do último levantamento realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que apontou, no período de 2013 a 2016, um aumento no número de recalls de veículos (77%) no Brasil, se comparados com os recalls de demais produtos (23%).
“Quando tivemos acesso aos números apresentados pelo Boletim de Recall em Veículos divulgado pelo Ministério da Justiça e Cidadania percebemos a importância do serviço. Além disso, quando os veículos são chamados para recall é pelo número do chassi e não da placa, o que dificulta e muito a pesquisa. Por isso criamos a consulta pela placa”, completa Mario Cassio.
“Imagine que o carro sofreu um chamado de recall, mas o antigo proprietário não atendeu. Esse problema pode surgir na mão do novo dono que não teve acesso às informações necessárias e isso pode implicar grandes acidentes, levando até a morte”, comenta o executivo.
*Fonte: http://www.denatran.gov.br/images/Arquivos/Boletim_de_Recall_-_Ve%C3%ADculos.pdf
Principais danos e riscos
Ainda de acordo com o levantamento, os componentes mais afetados pelas campanhas de recall de veículos, entre 2013 e 2016, foram o airbag com 26%, seguido por freios (17%); sistema de combustível (16%); motor (11%); problemas na direção (9%); e cinto de segurança (7%). Com relação aos principais riscos associados aos recalls, ocorridos nos anos de 2013 a 2016, estão as Lesões/Lacerações (77%); Fogo/Incêndio/Queimaduras (17%); queda (6%).
Sobre a Checkauto
A Checkauto possui um amplo banco de dados, de fontes públicas e privadas, fornecendo até 40 tipos de informações do histórico do veículo, muitas delas com exclusividade. O serviço é online e está disponível 24h, sete dias por semana. Ao fazer a consulta, o consumidor tem acesso a informações sobre restrições administrativas, tributárias e judiciais; ocorrências de roubo e furto em aberto; existência de débitos e multas; histórico de quilometragem; histórico de oferta em leilão, recall, entre outras. A empresa já realizou mais de 15 milhões de consultas desde 2001, ano que foi fundada.