Sala de Imprensa | Porto Digital
Voltar para sala de imprensa

Centro de Recife será transformado em local de experimentação tecnológica e de inovações

EITA Labs realizará projetos para construir soluções inovadoras e melhorar a vida da população em geral

 

São Paulo, junho de 2022 – Foi aberto no último mês de maio o edital do EITA Labs, que oferece recursos para transformar o parque tecnológico do Porto Digital, instalado na área central da cidade e conhecido pela produção de serviços de tecnologia da informação e produção de softwares, em áreas de experimentações tecnológicas e inovadoras de empresas e startups.

“Um dos grandes diferenciais do EITA Labs é que as soluções desenvolvidas na capital pernambucana poderão ser incluídas no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Essa iniciativa é fruto do termo de cooperação técnica assinado entre o Recife e a entidade privada. O principal objetivo é que ambas as partes possam realizar projetos em parceria para construir soluções inovadoras e smarts cities, melhorando a vida da população em geral”, explica Pierre Lucena, CEO do Porto Digital.

Ainda segundo o CEO, o edital aberto já apresenta algumas soluções e possibilita que as empresas tenham um ambiente de teste para ser realizado. “No Brasil ainda não existe nenhum carro autônomo que pode ser testado, por exemplo, somente no bairro do Recife, onde o Porto Digital está localizado. Essas e muitas experiências poderão ser feitas a partir dessa parceria que foi firmada”, destaca Lucena.

As soluções a serem experimentadas no território do EITA Labs devem se enquadrar nos seguintes eixos temáticos: meio ambiente; tecnologia e inovação; segurança; economia, finanças ou empreendedorismo; governança; urbanismo; saúde; educação; energia; habitação; esporte, cultura ou recreação; telecomunicações; mobilidade e acessibilidade; agricultura; saneamento; ou turismo. Pelas regras, as empresas e startups poderão submeter, ao mesmo tempo, até cinco projetos num mesmo edital.

Entre os critérios de avaliação para autorizar os experimentos, o comitê coordenador levará em consideração o grau de inovação e de maturidade da solução, o impacto na vida dos cidadãos e no seu meio a partir da tecnologia escolhida, a capacitação técnica da equipe que vai conduzir as experimentações, além de verificar se o experimento atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre outros preceitos. A cada fundamento será atribuído um peso, refletindo seu grau de importância.

A partir da publicação do edital, as empresas e startups interessadas deverão inscrever as soluções que desejam testar no Centro do Recife através do portal EITA Labs. Cada entidade interessada terá o prazo de seis a 12 meses para realizar as experimentações, podendo renovar esse tempo a depender das avaliações do Conselho Gestor e do Comitê Coordenador do Programa Recife Living Labs (CCRLL) – responsáveis pela curadoria dos projetos.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: