Castração de gatos: antes e depois da cirurgia - Trama
Voltar para sala de imprensa

Castração de gatos: antes e depois da cirurgia

Veterinária da Farmina Pet Foods orienta sobre cuidados no pré e pós-operatório
 
Quem adota um gato sempre se depara com o assunto castração. Por que o dono deve pensar nessa alternativa? Que cuidados devem ser tomados antes e depois da cirurgia? Para ajudar a entender o processo, a Farmina Pet Foods, empresa de origem italiana especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais para cães e gatos, dá algumas orientações sobre o tema.

Por que castrar?
A castração é uma medida saudável que mantém o bem-estar dos felinos e pode até prolongar a vida deles. Além de controlar o aumento populacional dos gatos, a esterilização ajuda a evitar comportamentos indesejados, tais como os miados por parte da fêmea e a marcação de território e saídas noturnas por parte dos machos, o que diminui o risco de acidentes e o contato com outros animais que podem transmitir doenças infecciosas e também ocasionar brigas.

Pré-operatório
O primeiro passo é visitar o veterinário, que vai avaliar as condições do pet e indicar uma melhor data para fazer a cirurgia. Apesar de ser simples, a operação necessita de uma preparação especial. Na noite que antecede o procedimento, respeite o prazo de jejum estipulado pelo médico veterinário, tanto de alimento como de água. O jejum é fundamental para que seu animal não sofra tanto com o enjoo provocado pela anestesia e evita risco de acidentes durante o período da cirurgia.

Pós-operatório
A cirurgia de esterilização exige anestesia geral, mas a operação costuma ser rápida e, normalmente, o gato é liberado no mesmo dia. Para o pós-operatório, alguns cuidados são essenciais. Separar um lugar isolado e confortável para o animal descansar é fundamental. "A recuperação pode levar um tempinho, por esse motivo, é de extrema importância que ele fique em local tranquilo e afastado de outros animais da casa e crianças", ressalta Patrícia Padovez, médica veterinária e coordenadora técnica da Farmina Pet Foods.

Outra medida indicada é deixar potinhos com água e alimento por perto, assim o bichano poderá se alimentar quando quiser, sem precisar se deslocar muito. Além disso, é muito comum que os gatos, durante os primeiros dias após a operação, se incomodem com os pontos da cirurgia. Para evitar que eles alcancem a região dos pontos, coloque um colar elisabetano no animal. O acessório pode ser encontrado em clinicas veterinárias e pet shops.

Comportamento e alimentação
Ao contrário do que muitos afirmam, a castração não altera a personalidade do gato. De uma maneira geral, a esterilização torna o animal mais calmo e caseiro, passando mais tempo em repouso e higiene ao invés de caçar e explorar territórios. As necessidades de energia diminuem, porém, o animal pode ter um aumento na sensação de fome, por isso é imprescindível que se ofereça um alimento adequado a esta nova fase. "Caso o felino continue recebendo o mesmo alimento, na mesma quantidade que recebia antes da cirurgia, a tendência é que ele desenvolva sobrepeso em um período curto de tempo", explica Patrícia Padovez. 

No intuito de oferecer uma alimentação adequada para o gato que passou pela cirurgia de esterilização, a Farmina Pet Foods desenvolveu uma nova ração sem grãos, conservada naturalmente e com as características nutricionais que atendem às necessidades do felino castrado. A N&D Grain Free Feline Castrados possui aproximadamente 45% menos gorduras, 5% mais proteínas de origem animal e 60% mais fibras que os demais alimentos da linha.geral, a esterilização  torna o animal mais calmo e caseiro, passando mais tempo em repouso e higiene ao invés de caçar e explorar territórios. As necessidades de energia diminuem, porém, o animal pode ter um aumento na sensação de fome, por isso é imprescindível que se ofereça um alimento adequado a esta nova fase. "Caso o felino continue recebendo o mesmo alimento, na mesma quantidade que recebia antes da cirurgia, a tendência é que ele desenvolva sobrepeso em um período curto de tempo", explica Patrícia Padovez.

Segundo Padovez, a proporção de gordura, proteína, fibras, L-carnitina e o balanço de minerais presentes na N&D Grain Free Feline auxiliam na manutenção do peso do animal, favorecem a saciedade e a eliminação de bolas de pelos e auxiliam no controle do pH urinário.

Sobre a Farmina 
A Farmina, empresa de origem italiana presente na Europa há 50 anos e no Brasil desde 2009, é especializada no desenvolvimento de soluções nutricionais destinadas ao bem-estar de cães e gatos. Os alimentos são desenvolvidos por meio de um conceito nutricional cuja essência é a relação entre natureza + ciência. Da natureza, busca-se entender os instintos, necessidades nutricionais, comportamentos, hábitos dos animais e extrai importantes fontes de ingredientes. Com a ciência, realizam estudos científicos e o trabalho conjunto com profissionais especializados, que resultam em soluções nutricionais focadas na prevenção e no tratamento dos animais. Farmina Pet Foods; Happy pet. Happy you.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: