São Paulo, junho de 2014 – Aeroportos, hotéis, bares e restaurantes, táxis e aeronaves – todos são pontos estratégicos para a divulgação da Campanha Internacional Não Desvie o Olhar, realizada nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
A iniciativa do Conselho Nacional do SESI em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) tem a coordenação internacional da rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking – Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil). O objetivo é sensibilizar turistas brasileiros e estrangeiros a denunciar a exploração sexual de crianças e adolescentes, durante a Copa do Mundo, tendo em vista que esse tipo de crime se intensifica durante os grandes eventos esportivos.
A expectativa é que mais de 2.300 bares e restaurantes localizados nas cidades-sede participem da ação. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, o engajamento do setor é fundamental já que pontos como esses são considerados passagem obrigatória para o turista. “Restaurantes e bares não estão simplesmente no roteiro, são na verdade, os principais destinos de quem quer participar das comemorações”. Segundo o executivo, a ação será decisiva para o sucesso da campanha e deve atingir mais de 40 milhões de pessoas durante o período da Copa.
O El Paso Texas, restaurante de culinária latino-americana, que fica em Brasília, receberá parte desse público. O proprietário, David Lechtig, afirma que aderiu à campanha porque acha fundamental mostrar ao turista que o Brasil está mais consciente quando o assunto é a exploração sexual. “As pessoas precisam perceber que estamos preocupados com essa situação e que todo o país está se mobilizando para eliminar os riscos do problema”, comenta o empresário. Por dia, 1.300 pessoas circulam nos três restaurantes de Lechtig, localizados em três locais de Brasília.
Nos restaurantes e bares, a mensagem será transmitida por meio de adesivos colados nos espelhos dos banheiros e bolachas que servem de suporte para copos e taças. As peças contam com a imagem dos apoiadores da campanha – Kaká, Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho.
O sinal de alerta de combate à exploração sexual infantojuvenil também estará presente nos hotéis da rede Accor que disponibilizará em suas dependências cartazes, folhetos informativos sobre a campanha em português e inglês e tags para quarto. Mais de 90 hotéis da rede, em 10 cidades sede da Copa do Mundo, disponibilizarão o material.
Para a diretora de CSR Accor Américas e Caribe, Antonietta Varlese, a iniciativa “é extremamente importante para sensibilizar os cidadãos sobre esse tipo de crime, alertando sobre as punições cabíveis no país e estimulando as denúncias por meio do Disque 100”.
Sobre a campanha:
No Brasil, a campanha Não Desvie o Olhar é realizada nas 12 cidades-sede da Copa, e conta com a parceria do governo federal, de governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, artistas, atores públicos e sociedade civil. A ação sensibilizará a sociedade para proteção dos direitos das crianças e adolescentes e alertará os turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as consequências judiciais que sofrerão no Brasil, e em seus países de origem, caso se envolvam com a exploração sexual de jovens.
Nos últimos dias, a iniciativa vem ganhando mais força, com o apoio de nomes do meio artístico que estão se manifestando nas redes sociais, entre eles, Sandra de Sá, Carlinhos de Jesus, Beth Gourlat e Eri Johnson.
Nos próximos dias, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais. Para isso, conta com parceiros de peso do trade, a empresa administradora de aeroportos, Infraero a empresa CVC, sindicatos, instituições do Sistema S, entre outros.
“Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira”, aposta Meneguelli.
Além do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
Para mais informações sobre a campanha, acesse:
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