Brasil sedia o maior encontro de profissionais de marketing e comunicação para instituições de ensino da América Latina - Trama
Voltar para sala de imprensa

Brasil sedia o maior encontro de profissionais de marketing e comunicação para instituições de ensino da América Latina

Entre os dias 12 e 14 de junho acontece em São Paulo o I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino. Realizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP) e organizado pela Hoper Marketing Educacional, o evento terá como tema os desafios do marketing educacional no século XXI.

O destaque da programação é a conferência da norte-americana Karen A. Fox. Conhecida como a maior autoridade em Marketing Educacional do mundo e co-autora juntamente com Philip Kotler do livro “Marketing para Instituições Educacionais”. Fox fará a conferência de abertura, apresentando o tema Cenário da Educação e do Marketing Educacional nos Estados Unidos e no Mundo, no dia 12 de junho.

De acordo com Ryon Braga, diretor da Hoper Marketing Educacional, empresa que presta consultoria nesta área para cerca de 120 instituições de ensino superior, com o aumento da concorrência no setor, a proliferação das ações de marketing nas instituições de ensino teve um súbito crescimento nos últimos seis anos. O motivo foi o aumento de 56% nos últimos cinco anos no número de empresas que atuam no ensino superior.

“Atualmente há 1.500 instituições educacionais espalhadas pelo país que entendem a necessidade de uma estratégia de marketing bem definida”, complementa Braga. Segundo o consultor, esta realidade de mercado motivou o surgimento desta nova modalidade de prática de marketing, o Marketing Educacional.

Os painéis de debates do Congresso irão traçar um panorama de todas as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais. O encontro reunirá mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing de mais de 400 instituições de ensino superior, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.

Logo em seguida, Simon Schwartzman, diretor do AIR Brasil, coordenador do Projeto da UNESCO sobre o futuro da educação na América Latina e Caribe e ex-presidente do IBGE, irá abordar o panorama da educação privada no mundo, incluindo cenários e perspectivas de desenvolvimento. Schwartzman é sociólogo, administrador, cientista político e escritor.

Ainda no dia 12, o jornalista Gilberto Dimenstein apresentará o tema Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social. No mesmo dia, a jornalista e publicitária Yara Peres, vice-presidente da CDN (Companhia da Notícia), irá abordar o tema Comunicação com a mídia.

No dia 13/06, o painel “Marketing para o setor de serviços e o endomarketing” será apresentado por Marcos Cobra, diretor do Departamento de Marketing da FGV de São Paulo e ex-reitor da Universidade Corporativa da TAM. Com 30 livros publicados, Marcos Cobra é o maior autor brasileiro no tema marketing.

O tema “Marketing de Relacionamento e as Novas Mídias” será discutido por Ryon Braga, presidente da Hoper Marketing Educacional, primeira empresa especializada em marketing para instituições de ensino no Brasil. Pós-graduado em Metodologia da Pesquisa Científica e Mercadológica, em Marketing Estratégico e em Neuropedagogia e diretor da Revista @prender, Braga fará também no evento o pré-lançamento de seu livro: “Marketing para Instituições de Ensino”.

No dia 14/06, Sidnei Basile, diretor superintendente do Grupo Exame da Editora Abril, que inclui as Revistas Exame e Você s/a, explicará sobre a escolha das profissões pelos jovens, seus processos de carreira, seus valores, hábitos e comportamento de consumo. Renan Dalzotto, diretor de Marketing Esportivo da UNISUL, especialista em gestão do esporte e marketing esportivo e jogador de vôlei da Seleção Brasileira, irá apresentar um panorama do marketing esportivo no Brasil.

Nesse dia, acontecerá um debate sobre o papel das agências de publicidade no setor educacional. Participarão da mesa Christina Carvalho Pinto, presidente e sócia-proprietária da Full Jazz e vencedora de muitos prêmios no Brasil e exterior, e Alex Periscinoto, sócio-presidente da Almap/BBDO e conhecido como um dos publicitários de maior destaque no cenário nacional.

Serviço
I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino
Data: 12 a 14 de junho de 2003
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Preço: R$ 450,00
Informações e inscrições: (11) 6914-2595 ou pelo site www. marketingeducacional.com.br

Sobre a Hoper Comunicação & Marketing Educacional
A Hoper Comunicação & Marketing Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria voltada às instituições de ensino há 13 anos. Com mais de 120 instituições atendidas por todo o Brasil, é a primeira empresa especializada em marketing educacional e criação publicitária para Instituições de Ensino. Possui uma equipe de consultoria que conta com diversos profissionais atuantes no mercado nacional de educação, abrangendo as áreas de comunicação, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão e relações internacionais para as instituições de ensino.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: