São Paulo, março de 2015 – No último domingo, dia 15 de março, foi comemorado o Dia do Consumidor. Para lembrar a data, a Kurier, empresa especializada em recuperação de informações da área jurídica, levantou dados de processos iniciados por consumidores. A constatação é de que bancos foram as empresas mais acionadas.
Do total de processos distribuídos nas varas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, quando se considera reclamações por telefonia, revisão de contratos, repetição de indébito, cobrança indevida e vício do produto, os bancos são réus em 26,3 mil deles. Segundo Leandro Rodriguez Torres, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Kurier, "se contabilizadas as ações por danos morais, o número ultrapassa 100 mil acionamentos judiciais".
Quanto aos outros dados levantados, constatou-se que o número de processos civis distribuídos manteve-se constante, em comparação ao ano passado, em 600 mil, nos tribunais dos estados acima listados – que são os que têm maior volume de distribuições em todo o país.
Dia Internacional do Consumidor
No dia 15 de março, os consumidores comemoraram mais um ano de luta pelos seus direitos, conforme instituído pela Organização das Nações Unidas em 1985. No Brasil, o Código Brasileiro do Consumidor foi promulgado em 1990, complementado pela obrigação de sua divulgação em todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, desde 2010.
Sobre a Kurier
A Kurier é uma empresa embarcada no Porto Digital, maior parque tecnológico do País, e tem experiência em soluções que contribuem para a otimização do trabalho de profissionais das áreas Jurídica, de Análise de Risco e de Marketing, a partir de sistemas de busca com armazenamento dos dados em nuvem, atualização diária dos conteúdos e alto grau de inteligência nos filtros para pesquisa.
O portfólio de clientes da Kurier inclui empresas como como Gerdau, Natura, Grupo Votorantim, Coca-Cola, Caixa Econômica, Petrobras e 11 dos 15 maiores escritórios de advocacia do Brasil, segundo revista Análise.