Automação deve gerar grande redução de postos de trabalho nos próximos anos - Trama
Voltar para sala de imprensa

Automação deve gerar grande redução de postos de trabalho nos próximos anos

O Relatório ‘Global Services Location 2017’ da A.T. Kearney prevê que o crescimento da automação nos próximos 5 anos pode extinguir milhões de empregos

São Paulo, outubro de 2017 – A A.T. Kearney consultoria de gestão de negócios, com mais de 90 anos de trajetória global e uma das 4 maiores do mundo, acaba de divulgar o Global Services Location Index™ (GSLI) 2017, um estudo que analisa tendências do cenário de offshoring em 55 países. O estudo é dividido em 3 categorias: atratividade financeira, habilidades e disponibilidade de pessoal, e ambiente de negócios. O GSLI embasa a decisão das empresas sobre onde alocar operações e oferece insights sobre as complexas e instáveis escolhas que elas envolvem, particularmente na arena do business process outsourcing (BPO).

A oitava edição do GSLI, intitulada Ampliando o impacto da automação’, destaca a crescente ameaça aos empregos BPO em economias desenvolvidas e em desenvolvimento — estimando que em apenas 4 países cerca de 1 milhão de empregos estarão em risco— e evidencia a distância que isso está criando em relação ao resto do Mercado global de outsourcing.

“As três primeiras posições permaneceram na mesma ordem todos os anos, desde o início do estudo em 2004, e começamos a ver uma distância entre a nº1, Índia, e todo o resto, começando com uma vantagem significativamente maior sobre o país em segundo lugar, a China, ” afirmaMark Essle, sócio da A.T.Kearney. “Mas já estamos muito avançados na questão da automação para ver que a questão da perda de empregos é inevitável em todos os países que trabalham na indústria BPO, muitos deles em trabalhos repetitivos ou que não exigem muitas habilidades, já sendo substituídos pela automação”

O GSLI é o mais importante ranking do setor. O estudo desse ano também fez uma análise mais ampla sobre as implicações da automação em diferentes tipos de economia ao redor do mundo.

“O que temos de novidade nas análises desse ano é que podemos ver os efeitos da automação atingindo profissões e empregos antes considerados mais estratégicos”, afirma Essle . “Nações de baixo custo têm experimentado um enorme aumento do emprego de qualidade e um crescimento econômico transformacional nos últimos anos. De fato, essa tem sido em grande parte sua estratégia de crescimento. Mas agora, a automação está revertendo essa onda em países como Índia e Filipinas, que haviam se beneficiado da arbitragem trabalhista. Nosso objetivo é ajudar as empresas a tomar boas decisões sobre em quais partes das atividades vale a pena usar a automação e em recolocar as pessoas em empregos mais bem pagos.”

 

GSLI 2017- Highlights

 

  • Índia, China e Malásia estão mais uma vez no topo do ranking de offshoring, com Índia à frente dos outros países.
  • Indonésia e Brasil trocaram de posição, para 4ª e 5ª posição respectivamente.
  • O México saiu do top 10, enquanto o Reino Unido se moveu para o top 20, e Peru saltou da 27 posição para a #20.
  • A notícia mais importante, no entanto, é mesmo a perda maciça de empregos em consequência da automação. O estudo estima apenas que uma nova posição será criada para cada 4 que deixarem de existir.

 

GSLI 2017 – Rankings e mudanças desde 2016

 

País Rank

2017

Mudança
Índia 1 0
China 2 0
Malásia 3 0
Indonésia 4 +1
Brasil 5 -1
Vietnã 6 +5
Filipinas 7 0
Tailândia 8 -2
Chile 9 0
Colômbia 10 +10
Sri Lanka 11 +3
Polônia 12 -2
México 13 -5
Egito 14 +2
Bulgária 15 -3
República Checa 16 +10
Alemanha 17 +6
Romênia 18 -5
Reino Unido 19 +6
Peru 20 +27
Bangladesh 21 +1
EUA 22 -7
Rússia 23 -6
Ucrânia 24 0
Estônia 25 +8
Hungria 26 +6
Marrocos 27 +7
Letônia 28 -10

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: