Voltar para sala de imprensa

Aprovado primeiro defensivo agrícola nacional para uso no cultivo de cenouras, tomates e batatas

Desenvolvido pela PRTrade, o Fegatex obteve registro do Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama. O produto reduz em 50% o custo por área tratada

Culturas de cenoura, tomate e batata já podem receber agroquímico Fegatex, que atua como bactericida e fungicida.São Paulo, 09 de dezembro de 2003 – A PRTrade, empresa do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), obteve o registro para uma nova utilização do produto Fegatex nas culturas de cenoura, tomate e batata. O Fegatex é um agroquímico de dupla ação que atua como bactericida e fungicida no controle de doenças associadas à lavoura, sem causar danos ao homem e ao meio ambiente.

De acordo com o sócio-fundador da PRTrade Rodrigo Perez, antes de chegar à agricultura, os princípios ativos do Fegatex (cloretos de benzalcônio) já são utilizados em fármacos como descongestionantes nasais infantis e anti-sépticos. A identidade nacional do defensivo se reflete em economia para o produtor rural. O custo por área tratada com o Fegatex pode ser 50% menor que o da marca concorrente de ação mais parecida.

Perez afirma que o registro do Fegatex é um marco para a ciência. Ele conta que esta é a primeira vez que o Brasil desenvolve um defensivo agrícola. Os cerca de 305 ingredientes ativos utilizados no campo foram desenvolvidos por laboratórios multinacionais. Deste total, apenas quatro possuem dupla ação (bactericida e fungicida). Um deles é o Fegatex. O outro é composto por metal pesado. E os dois restantes são antibióticos. “Portanto o uso do produto em substituição a esses aproveitará as características toxicológicas do Fegatex interessantes ao meio ambiente e ao homem”, esclarece Perez.

“Uma coisa que me anima muito é o fato de o Fegatex ter sido desenvolvido unicamente em centros de pesquisas nacionais e com um ingrediente de caráter inédito, porque essa molécula (cloretos de benzalcônio) não tem registro para uso agrícola em nenhum outro lugar do mundo. É o Brasil produzindo tecnologia própria para o campo”, destaca o empresário.

De 2001 até agosto deste ano, a utilização do Fegatex era restrita ao controle da ferrugem e preservação da qualidade no café. O processo para registro de produtos nos ministérios da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, da Saúde (por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e do Meio Ambiente (com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) é complexo e demorado.

Cacau
A experimentação agronômica do produto foi iniciada em 1993, por iniciativa de José Perez, pai de Rodrigo Perez, em culturas de café e de cacau. Dados acumulados pela PRTrade ao longo de 11 anos de pesquisa e desenvolvimento demonstram que diferentes usos agrícolas do defensivo podem se desenvolver no campo de outras culturas de hortaliças, leguminosas e frutíferas.

O Fegatex possui ainda outras vantagens ambientais e sanitárias. É fotodegradável, biodegradável e não apresenta mobilidade de solo. O produto fica retido nos cristais superficiais do solo e não contamina cursos de água. O defensivo só entra em contato com a parte superficial da hortaliça, não é absorvido quando aplicado. É o que os agrônomos chamam de produto de contato.

Importância do apoio do Cietec
“Acreditamos a partir desse cenário, que estar no Cietec favorecerá o estabelecimento de parcerias e a busca de apoio técnico e financeiro para acelerar o desenvolvimento do projeto, permitindo a empresa registrar o produto para novas culturas, disponibilizar tecnologia nacional, capacitar a cadeia produtiva, substituir ingredientes ativos importados empregados em agricultura, reduzir custos de insumos para a produção agrícola, reduzir a toxicidade de programas de controle de doenças bem como seus impactos sobre a população e o meio ambiente”, diz o sócio da empresa incubada.

Glossário:
Incubadoras:
instituições que se destinam a apoiar empreendedores, criando condições para o crescimento de suas empresas. As incubadoras oferecem serviços especializados, orientação, espaço físico e infra-estrutura técnica, administrativa e operacional.

Incubadas: empresas constituídas (ou empreendedores) que dominam uma tecnologia e têm interesse em desenvolver seu produto ou serviço na Incubadora. É necessário que disponham de capital mínimo assegurado para o início da operação e tenham previsão de obter faturamento em até 12 meses após a instalação.

Fegatex: fungicida e bactericida elaborado a base de cloretos de benzalcônio (N-Cloreto Alquil Dimetil Benzil Amônio e N-Cloreto Alquil Dimetil Etil Benzil Amônio), que age por contato e induz à resistência localizada.

Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.

Culturas de cenoura, tomate e batata já podem receber agroquímico Fegatex, que atua como bactericida e fungicida.

Descrição: Culturas de cenoura, tomate e batata já podem receber agroquímico Fegatex, que atua como bactericida e fungicida.
Tamanho: 162 Kb


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: