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82,5% das universidades apostam no marketing de patrocínio para divulgar sua marca

Segundo pesquisa realizada pela CM Consultoria, com 86 instituições de todo o País, a maioria das IES destina cerca de 5% do seu orçamento de marketing para o patrocínioSão Paulo, 31 de agosto de 2004 – As instituições de ensino superior (IES) estão constatando que a publicidade não é tão eficaz quanto se imaginava e passam a destinar cada vez mais verba a outras ações de marketing como, por exemplo, o patrocínio, que vem ganhando adeptos pelo retorno afetivo que traz a uma marca. Nas IES, as ações de patrocínio já são uma realidade, segundo pesquisa realizada pela CM Consultoria, com 86 instituições de todo o País. A maior parte dos entrevistados (82,56%) desenvolve alguma ação voltada a esse segmento.

De acordo com o levantamento, a maioria das IES (65,38%) destina em torno de 5% do seu orçamento de marketing para o patrocínio. As áreas que recebem mais apoio são a social (55,81%), a cultural (16,28%) e a esportiva (10,47%).

Para discutir como trabalhar o marketing de patrocínio dentro das instituições de ensino superior, a CM Consultoria promove o II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional para Instituições de Ensino, que acontecerá em São Paulo entre os dias 2 e 4 de setembro de 2004. Com presença confirmada do ministro da Educação, Tarso Genro, o evento reunirá mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.

Cases bem sucedidos
Um dos casos bem sucedidos no segmento de marketing esportivo é o da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), sediada em Canoas, no Rio Grande do Sul. De acordo com o gerente de Esportes, Roberto Tietz, a conquista do vice-campeonato há dois anos rendeu a instituição 15 vezes o valor da quantia gasta em publicidade.

O Centro Universitário de Araraquara (Uniara) também traduz o sucesso do marketing esportivo em números: “Em 2001, quando nosso time chegou ao vice-campeonato nacional, tivemos R$ 16 milhões em retorno de mídia espontânea para apenas R$ 300 mil investidos”, analisa.

O Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes), de São Caetano do Sul, é outra instituição que se destaca no segmento. A escola incentiva os alunos na prática do esporte e oferece toda infra-estrutura às equipes que participam dos campeonatos. “O apoio passa por todos os escopos da organização de um clube, desde o apoio financeiro, até o fornecimento de espaços para treinamento e pessoal para manutenção da equipe, que geralmente são os próprios alunos”, salienta Priscila Pessarini, assessora de imprensa do Imes.

No marketing cultural, as ações mais freqüentes nas IES são apresentações de corais, patrocínio de concertos musicais, teatro, espetáculos de dança, festivais de música, palestras, seminários e exposições. Um exemplo de case bem sucedido nesse segmento é o do centro Universitário Nove de Julho (Uninove) que promove o Uninove Fest Music, festival de música realizado em escolas da rede pública. “Vale a pena investir em eventos culturais. Todo mundo sai ganhando. No nosso caso, que fazemos festivais em escolas públicas, o jovem se integra, os pais se aproximam e a escola ganha mais visibilidade na sua região”, argumenta Paulo Amaral, coordenador de marketing da instituição.

A Ulbra também investe no segmento. Sua principal ação é a Orquestra de Câmara, patrocinada pela multinacional Dana, a qual oferece concertos gratuitos em Porto Alegre e em Canoas. Fora da série de Concertos Dana, a orquestra utiliza-se dos incentivos fiscais concedidos a investidores pessoa física por meio do Imposto de Renda. Sem captação de incentivos, a Ulbra mantém dentro de seu projeto cultural próprio corais em todos os seus 14 campi, além da Banda de Concertos Ulbra-Cristo Redentor, o grupo Vozes da Terceira Idade, o Grupo Vocal, corais infantil e infanto-juvenil, o grupo de canto Carpe Diem, Quarteto da Pastoral, Coro Sacro da Ulbra, grupos de danças folclóricas, grupo de danças alemãs Immer Freunde, grupo de dança moderna, Grupo Temporão de Teatro e grupo de pesquisa e teatro do curso de história.

II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
A programação do II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional inclui debates que irão traçar um panorama de todas as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais. O evento conta com conferencistas de peso como Shemi Jacob, especialista em marketing lateral e Avi Bitan, fundador e diretor-geral do Inter-College Ltd, grupo que em 1997 passou a ser a extensão da University of Derby (Reino Unido) em Israel, e hoje é considerada excelência mundial em gestão de ensino superior privado.

Temas do Evento:
Marketing e Comunicação
Cenários e Tendências do Ensino
Marketing Estratégico
Marketing Social
Marca
Imagem
Endomarketing
Marketing Promocional

Gestão do Conhecimento
Panorama da Gestão do Conhecimento na Educação
O perfil do profissional de Gestão do Conhecimento na Educação
Os desafios educacionais da Sociedade do Conhecimento

Tecnologias Emergentes aplicadas a Educação
Portais Corporativos como diferencial competitivo
Educação a Distância
Gestão Tecnológica

Conferencistas Convidados
Ministro da Educação Tarso Genro
Avi Bitan (Israel)
Shemi Jacob (Israel)
Paulo Renato Souza
Cláudio de Moura e Castro
Francisco Madia de Souza
Jean Jacques Salim
Marco Aurélio Viana
Clemente Nóbrega
Gilberto Dimenstein
Frederico Litto
Jose Manuel Moran
Marcelo Correa
Marcos Dantas
Pedro Demo
Carlos Alberto Júlio

Serviço:
Evento: II Congresso Brasileiro de Marketing Educacional
Data: 2 a 4 de setembro de 2004
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo.
Informações pelo telefone (11) 3083-3373 ou pelo site www.marketingeducacional.com 

Sobre a CM Consultoria
A CM Consultoria oferece suporte para instituições de ensino superior, no planejamento, elaboração e instalação de novos cursos e para o recredenciamento dos já instalados. Com escritório central em Marília-SP, desde 1988, a empresa é especializada na organização e implementação de Universidades, de Centros Universitários e outras IES, orientando nossos clientes sobre as novas exigências da legislação e do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo. Com freqüência a CM realiza seminários, voltados para a maior capacitação das IES, com a participação de profissionais atualizados e considerados agentes de transformação da nossa sociedade. Além disso, está apta a realizar auditorias e implantar programas de Qualidade Total no ambiente educacional, promovendo, em parceria com a sua equipe, a instalação do sistema de avaliação continuada de resultados.


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