Covid-19 – Crises em Hospitais e Saúde

A grande cobertura da mídia sobre a Covid-19 pode colocar qualquer Organização da Área de Saúde no foco de atenção nesse momento.

 
Pacientes com Covid-19, sistema de saúde em colapso, médicos e enfermeiros expostos e na linha de frente do atendimento, ações do Governo Federal, Ministério da Saúde e dos planos de saúde que impactam diretamente o dia a dia do trabalho.

Todo esse movimento pode impactar positiva ou negativamente a reputação de hospitais, centros médicos e laboratórios perante a opinião pública.

Nesse sentido, durante pandemia de coronavírus, as Organização da Área da Saúde devem se posicionar de forma transparente, por meio de processos de comunicação objetivos e ágeis, realizados por uma equipe qualificada.

Ações assertivas nesse momento, podem mitigar os efeitos da crise e reduzir sensivelmente eventuais impactos negativos decorrentes da pandemia.

 


 

A Trama conta com o Grupo Estratégico de Inteligência em Crises (GESTIC), equipe multidisciplinar especializada na Gestão de Crises, com larga expertise e metodologia própria, voltada para atender a Área da Saúde e Hospitais durante a crise global.

Tal método é sistematicamente atualizado, dia após dia, com a incorporação de novas experiências e resultados bem-sucedidos em diferentes situações de crises no Brasil, enfrentadas pelo GESTIC nos últimos 25 anos*.

O atendimento do grupo, durante a epidemia da Covid-19, prevê:

  • Realizar o pronto-atendimento de crises e emergências em Hospitais e Organizações ligadas à Área da Saúde, 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Fazer a gestão de informações de forma estratégica no contexto midiático e das redes sociais;
  • Gerenciar crises sempre com visão “multistakeholder”, com abordagem direcionada para os diferentes públicos da organização, incluindo a mídia;
  • Prover inteligência estratégica diante de cenários de crise, avaliando seus impactos, mitigando ou eliminando seus efeitos;
  • Realizar a administração para enfrentar as diferentes fases da pandemia;
  • Elaborar planos de antecipação de cenários frente à doença;
  • Utilizar metodologia exclusiva de mapeamento de riscos, mesmo em curto espaço de tempo;
  • Produzir manual de crises com procedimentos, mensagens-chave e planos de ação.

 


 

Mitigação dos Efeitos

 

Durante a pandemia do novo coronavírus, as Organizações da Área da Saúde podem, por exemplo, envolver a sociedade em ações de solidariedade e, com isso, mitigar os efeitos da crise.

Um organizado e eficiente Programa de Relacionamento com os públicos envolvidos com a sua Organização é um outro exemplo de ação que pode oferecer condições de mitigar efeitos negativos que ainda possam prevalecer, pós ápice da crise.

Todo cuidado deve ser tomado com relação ao público interno, de forma a aferir os impactos nos times e, eventualmente, também algumas percepções negativas ainda presentes. Para isso, é fundamental estar com a Comunicação Interna transparente e alinhada com as principais tomadas de decisões da Organização, sempre num tom de parceria, de engajamento.

Durante a gestão dessa crise, passado o ápice dos acontecimentos, recomenda-se uma auditoria de imagem para que a organização possa aferir o impacto das ações à reputação.

Processos de comunicação objetivos e transparentes devem reduzir eventuais impactos negativos decorrentes do pós-crise Covid-19. Aliás, esses sentimentos estão mais presentes nos tempos atuais por conta da força avassaladora das redes sociais e da grande cobertura de mídia, quando a crise estiver com grande alcance.

 

*por uma questão de confidencialidade e compliance, temos por política não divulgar nomes de clientes para os quais administramos crises.

Confira neste e-book, um guia prático para ajudar Hospitais e Organizações da Área da Saúde a se destacarem na crise da Covid-19.

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Centro do Controle e Comando das Ações

Nossa equipe acompanha a formação de Comitês de Crises, que devem ser o Centro de Controle e Comando das Ações, e para onde todas as informações devem fluir após identificada uma crise.

Nós ainda podemos apoiar e organizar:

  • Apuração dos fatos;
  • Análise de diferentes versões dos fatos;
  • Registros de documentos, conversas, decisões, demandas de imprensa, clipping, entre outros, realizados a cada 1 hora;
  • Implicações de possíveis impactos na reputação e imagem da marca;
  • Monitoramento de Mídia (on e offline);
  • Clipping analítico;
  • Posicionamento Legal;
  • Atendimento à imprensa – TV, rádio e jornais e portais;
  • Preparação de porta-vozes;
  • Acompanhamento de entrevistas;
  • Preparação de comunicados para diferentes públicos;
  • Statement e talking points;
  • Alinhamento com lideranças e CEO;
  • Estratégias de mitigação;
  • Ações coordenadas com outras áreas.
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