Em expansão, mercado fitness pode explorar ainda mais modelo de negócio baseado em franquias e licenciamentos - Trama
Voltar para sala de imprensa

Em expansão, mercado fitness pode explorar ainda mais modelo de negócio baseado em franquias e licenciamentos

Para especialista, setor de fitness e bem-estar tem muito potencial de crescimento no mercado de franquias e licenciamentos, mas ainda engatinha nesta esfera


São Paulo, setembro de 2015 – Em tempos de crise econômica, o mercado de franquias, que hoje reúne quase três mil marcas e movimenta cerca de R$ 130 milhões por ano, aposta em modelos mais enxutos, que se adequem ao bolso do franqueado. As novas opções oferecem atrativos variados, reduzem espaço físico, criam negócios sobre rodas. Tudo isso reduz o investimento em quase 70%.


Paralelamente, o mercado fitness, mesmo em um cenário marcado por uma economia fraca, é um dos que mais crescem atualmente colocando o Brasil em posição privilegiada: segundo país com o maior número de academias no mundo – são mais de 30 mil estabelecimentos. Os números são animadores para quem está pensando em formatar seu negócio para o modelo de franquia ou licenciamento.


O modelo low cost é um bom exemplo. Segundo Adriana Camargo, consultora em franquia e licenciamento, Mestre em Gestão Internacional e sócia da Camargo e Consultores Associados, há um potencial elevado para o crescimento de academias e pequenos estúdios: “a tendência é que o consumidor pague apenas pelos serviços que utiliza. Os indicativos de crescimento permitem estruturar por exemplo, franquias de pequenos estúdios, utilizando o modelo “pay for play” com o auxílio do acervo digital disponível no mercado. Permitem ainda, planejar um alcance maior de planos para serem escolhidos por estes clientes, muito mais do que as ofertas disponibilizadas atualmente” – comenta Adriana.


Setores complementares
Outra possibilidade que o mercado ainda não explorou está ligada às franquias para serviços especializados. Isso significa estruturar licenciamentos ou franquias que possam estar inseridas em empresas do mesmo setor ou de setores complementares como: moda esportiva, artigos esportivos, alimentação e atendimentos personalizados com personal trainer, por exemplo, estão nessa lista. 


Por fim, a especialista destaca um aspecto que tem crescido bastante no setor de franquias, a capacitação dos colaboradores e dos franqueados por meio de plataformas que permitam a Educação a Distância. “Os grupos de franquia mais estruturados já disponibilizam aos seus franqueados, capacitação a distância, com foco em manuais, apresentação de novos produtos, novas campanhas e até mesmo orientações para novos layouts de vitrines, por exemplo. Sem dúvida, a ferramenta EAD, é uma grande oportunidade para o setor de Fitness” – avalia. 


Sobre a Camargo Consultores Associados
Fundada em 2010, é uma consultoria especializada em formatar e expandir negócios de diversos setores, pelo modelo de Franquia e Licenciamento. Nasceu com a proposta de expandir a marca de um de seus clientes por meio de franquia. Comandada pelos sócios Adriana Camargo e Rui Camargo, tem como missão planejar, elaborar e implementar soluções de expansão para os negócios de seus clientes.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: