Pesquisa feita com startups brasileiras revela o papel da comunicação e dos relacionamentos colaborativos para gerar novos negócios - Trama
Voltar para sala de imprensa

Pesquisa feita com startups brasileiras revela o papel da comunicação e dos relacionamentos colaborativos para gerar novos negócios

 Inédito, o levantamento mostra como o relacionamento com múltiplos stakeholders (público variado e estratégico para as organizações), contribui para o desenvolvimento de startups em ambiente de inovação

São Paulo, junho de 2013 – A importância dos relacionamentos colaborativos para startups em ambientes de inovação: estudo de caso do Cietec. Esse é um dos  assuntos da pesquisa realizada com 88 startups, instaladas no Cietec, a maior incubadora de empresas da América Latina, feita pela pesquisadora Leila Gasparindo, sócia fundadora da Trama Comunicação e Maria Aparecida Ferrari, professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes.

O questionário foi enviado para o total das empresas da incubadora, com participação de 66,17% do total das empresas. Do total das empresas pesquisadas, 51,3% apontaram as parcerias realizadas com outras empresas na própria incubadora como resultado dos relacionamentos compartilhados gerados no ambiente de inovação; 41,3% indicaram aproximação com investidores e 30% afirmaram que houve geração de negócios e acesso a laboratórios de pesquisa; por fim, 28,8% indicaram aproximação com grandes de veículos de comunicação.

A importância da adoção de uma visão mais moderna do papel das relações públicas, baseada na teoria das Relações Públicas Excelentes, de James E. Grunig, para ambientes ligados a inovação como forma de promover a colaboração entre as empresas e, consequentemente, o desenvolvimento das startups e a geração de negócios.

A pesquisa avaliou ainda as atividades de comunicação e relacionamento da incubadora e o grau de importância da adoção de canais de comunicação para dar voz a opiniões das empresas, considerado importante para 88,8% dos entrevistados, bem como a iniciativa mais atuante dos líderes. "A gestão mais participativa permite que os profissionais de comunicação atuem de maneira mais ativa nas decisões das organizações e adotem práticas comunicacionais simétricas, que são capazes de estimular processos colaborativos, ao contrário da gestão mais autoritária".

O Brasil ainda precisa avançar e investir mais na área da inovação, dada a falta de incentivo em projetos. Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp,  revelam que em 2011 o Brasil ficou em 37ª lugar no Índice de Competitividade da instituição (IC-Fiesp), enquanto que México apareceu em 34º lugar, com 2 8,3 pontos e Tailândia, em 35º lugar, com 26,3 pontos. Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar na classificação.

Esses resultados mostram que os agentes governamentais devem aumentar o incentivo à inovação para promover o desenvolvimento socioeconômico e aumentar consequentemente a competitividade do Brasil e demais regiões. "Para apoiar uma cultura de inovação, é preciso adotar políticas de comunicação que estimulem os relacionamentos colaborativos", explica Leila Gasparindo, sócio fundadora da Trama Comunicação e especialista em comunicação organizacional.

Sobre as autoras
Maria Aparecida Ferrari: Mestre e doutora pela ECA/USP e docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação e Graduação da mesma instituição. Diretora editorial da Abrapcorp. Co-autora das obras, Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos, com James E. Grunig e Fábio França, 2ª. edição 2011; Relaciones Públicas: naturaleza, función y gestión en las organizaciones contemporáneas, 2011 e Gestión de Relaciones Públicas para el éxito de las organizaciones, 2012, ambas com Fábio França. É professora-visitante de várias universidades latino-americanas.

Leila Gasparindo: Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-SP. Sócia-fundadora da Trama Comunicação e co-autora das obras  Marketing para Incubadoras: o que de bom está acontecendo, Anprotec: Sebrae, 2006 e Faces do Empreendorismo Inovador, Coleção Inova, Vol. III, do Sistema FIEP – Federação da Indústria do Paraná, 2008. Foi uma das fundadoras da Abracom.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: