Votorantim Metais

A Votorantim Metais foi criada em 1996 a partir de uma reorganização do modelo de gestão do Grupo Votorantim, que agrupou as unidades de negócios conforme a linha de atuação no mercado. Desde sua fundação, a VM vem colecionando conquistas e resultados expressivos. Um dos fatores é que, a partir de 2009, todas as unidades da companhia passaram a operar a plena capacidade. Hoje, a VM é uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco, maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina e líder brasileira na produção de alumínio primário. Com a sinergia nas operações entre as diversas unidades de negócio, a Votorantim Metais consolidou-se como segunda maior empresa brasileira de metais não-ferrosos.

Por possuir um processo de produção totalmente integrado – a empresa opera minas desde 1956 -, a Votorantim Metais garante a oferta de produtos de qualidade, a preços competitivos, além de crescimento constante. Para aprimorar o padrão de qualidade reconhecido internacionalmente, a Votorantim Metais faz investimentos contínuos na ampliação de sua capacidade produtiva e no crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade é uma constante na VM. Atualmente, a empresa gera cerca de 80% da energia elétrica consumida por suas unidades produtivas e aposta no desenvolvimento de tecnologias próprias, pesquisas minerais e na gestão ambiental responsável.

Operações
No Brasil, a Unidade de Negócio Alumínio opera em quatro fábricas – na cidade paulista de Alumínio (metalurgia) e nas mineiras Itamarati de Minas (mina e beneficiamento), Miraí (mina e beneficiamento) e Poços de Caldas (mina e beneficiamento). As operações com Níquel ocorrem em Fortaleza de Minas (MG) – mina, beneficiamento e metalurgia -, São Miguel Paulista (SP) – metalurgia - e Niquelândia (GO) – mina e beneficiamento. Por fim, o Negócio Zinco, que opera em dez pontos, sendo quatro no Brasil e seis no exterior: Três Marias (MG), metalurgia e óxido de zinco, Juiz de Fora (MG), metalurgia, Vazante (MG), mina e beneficiamento, Paracatu (MG), mina e beneficiamento, Cajamarquilla (Peru), refinaria de zinco, U.S.ZINC VM Houston, U.S.ZINC VM Coldwater, U.S.ZINC VM Clarksville, U.S.ZINC VM Millington e Unidade Changshu (China).

Números da Votorantim Metais
  • 10 mil colaboradores em 17 unidades industriais – 11 no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru
  • Faturamento líquido de R$ 7,5 bilhões em 2010
  • Líder no mercado brasileiro de alumínio