Voltar para sala de imprensa

Versatilidade do Cietec tem atraído projetos ambientais

A capacidade da incubadora de gerar tecnologias em diferentes áreas permite que pesquisadores desenvolvam idéias que beneficiem o meio ambiente, dentro de uma visão empresarial

Randy Baldresca, da BiópolisSão Paulo, 28 de janeiro de 2004 – Aquecedor solar de baixo custo, controle de pragas ambientais, monitoramento de vazamento de óleo, reciclagem de lâmpadas de mercúrio, equipamentos para recuperação de metais e tratamento de efluentes. Estas são algumas das pesquisas com enfoque em meio ambiente que estão sendo desenvolvidas hoje no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). Num universo de 96 empresas, 14 residentes se dedicam direta ou indiretamente a desenvolver e oferecer produtos e serviços que solucionem problemas nesta área.

Em cinco anos de existência, o Cietec tem demonstrado ser um local propício para o desenvolvimento de tecnologias em diferentes setores do conhecimento. Isso se deve à postura adotada pela incubadora de se colocar como um pólo criador e exportador de inovações em diversas áreas do conhecimento.

Na incubadora, os pesquisadores passam a ser também empresários. Eles dispõem de facilidades técnicas e operacionais oferecidas pela USP, Ipen e IPT. Contam com assessoria de marketing em assuntos referentes à gestão de negócios, vendas, assessoria jurídica/propriedade intelectual, apoio para participar de eventos mercadológicos, cursos, palestras, fóruns e debates. As empresas residentes também têm acesso facilitado aos produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae.

O gestor do Cietec, Sergio Risola, comenta que esta combinação entre o Cietec e empresas com projetos ambientais tem ocorrido de forma natural. “Há uma demanda da sociedade por produtos e serviços desenvolvidos por este tipo de empresas, e nós temos recebido àquelas que foram bem sucedidas no nosso processo seletivo”, destaca.

Negócios
Até meados da década de 1990, não havia muita cultura e espaço para transformar projetos de pesquisas em negócios viáveis e competitivos. A partir da realização da Rio-92 governos, organizações e as empresas têm visto a questão ambiental com mais atenção. Está mais clara a idéia de todos são responsáveis pela preservação da biodiversidade.

No meio empresarial está ocorrendo a mudança do conceito extrai-produz-vende-usa-descarta pelo sistema que valoriza o produz-recicla-regenera. Muitas empresas têm surgido para suprir às necessidades deste novo modo de produção. Dentre as empresas com projetos voltados direta ou indiretamente para a solução de problemas ambientais se destacam:

Bioclean: Produtos ecológicos para eliminação de odores.

Biópolis: Método de pesquisa, combate e controle de pragas urbanas, em especial cupins.

Econtrol: Equipamento para monitoramento e controle ambiental.

Hidromares: Gerenciamento de ambientes aquáticos interiores e oceânicos.

Inprogeo: Produtos geossintéticos para uso em Geotecnia, Meio Ambiente e Agricultura.

Khemia: Equipamentos para recuperação de metais e tratamento de efluentes.

Lotus Tecnologia Ambiental: Mistura anti-evaporante para aplicação em lagos, reservatórios e agricultura.

Plastiviva: Aplicações tecnológicas na reciclagem de polímeros.

Pró-Duto: Tratamento, descarte e reciclagem resíduos de petróleo e derivados.

PRTrade: Desenvolvimento, produção e distribuição de agroquímicos bactericidas e fungicidas que não causam danos ao homem e ao meio ambiente.

Sociedade do Sol: Aquecedores Solares de Baixo Custo.

Scientia Tecnologia Química (STQ): Dispositivos químicos para liberação controlada de princípios bioativos.

Texhall Tecnologia: Produtos e serviços para a monitoração da biodeterioração.

Tramppo: Equipamento para a descontaminação e recuperação do mercúrio de lâmpadas fluorescentes.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: