São Paulo, 31 de agosto de 2004 – O MercadoLivre.com, maior site de comércio eletrônico e único parceiro do eBay no Brasil, registrou um aumento de 117% no volume transacionado em sua categoria Casa e Eletrodomésticos em julho, em relação ao mesmo período do ano passado. Os resultados seguiram a tendência apontada pelo instituto de pesquisa norte-americano NOP World´s Roper Reports de que as vendas online de artigos para casa foram as que mais cresceram nos últimos 12 meses.
De acordo com o estudo, Shopping for Home from Home, 25% dos consumidores da Internet adquiriram pelo menos um produto voltado para o lar desde julho de 2003, contra 17% no ano anterior. No MercadoLivre.com, a categoria obteve a segunda maior expansão – ficando atrás somente de fotografia – e atualmente conta com mais de 14 mil anúncios. Os equipamentos mais vendidos são os eletrodomésticos, ferramentas manuais e elétricas, utensílios de cozinha e luminárias e abajures.
“O comércio eletrônico no Brasil está em fase de consolidação, com um espaço enorme para crescer. Nossos internautas estão começando a perceber que é possível comprar de tudo pela Web e mercadorias antes não tão procuradas estão despontando”, afirmou o diretor-presidente do MercadoLivre.com no Brasil, Stelleo Tolda.
O vendedor Renato Sacchi começou suas atividades no e-commerce durante uma mudança de residência no início do ano, ao procurar na Internet novidades para o novo endereço e identificar um mercado em expansão. Atualmente, Sacchi fatura uma média mensal de R$ 8 mil e cadastra cerca de 20 artigos em um único dia, a mesma quantidade de ofertas que anunciou no primeiro mês de trabalho. Seus produtos mais vendidos são os artigos para cozinha, responsáveis por cerca de 80% de suas transações efetuadas. “Não esperava que poderia virar um negócio de verdade e hoje tenho uma fonte de renda segura e em desenvolvimento”, disse.
As expectativas de evolução do setor são positivas e a companhia iniciou uma reestruturação da área destinada a essas ofertas, além de investir em divulgação em sites verticais e na captação de novos vendedores. “Estamos otimistas e acreditamos que um dos fatores para o crescimento é a tendência das pessoas em reduzir gastos com diversão fora de casa e passar a equipar e decorar o lar para receber os amigos e a família”, completou Tolda.
Sobre o MercadoLivre.com
Presente no Brasil desde 1999, o MercadoLivre.com é o principal site de comércio eletrônico para comunidades de língua espanhola e portuguesa em todo o mundo. Único parceiro do eBay – líder mundial no mercado de compra e vendas virtuais – na América Latina, atua também na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Venezuela. Atualmente, a empresa possui mais de 2,8 milhões de usuários cadastrados no Brasil e 5 milhões no continente. O site é hoje uma das URLs mais visitadas no Brasil, superando os 642 mil anúncios em julho. A companhia reafirmou sua liderança no País ao comprar o iBazar e assumir a administração do Lokau.com. Para mais informações, visite www.mercadolivre.com e www.ebay.com.