Voltar para sala de imprensa

Universidade São Marcos abre inscrições para cursos de pós-graduação Strictu Sensu e Lato Sensu

A Universidade São Marcos está com inscrições abertas para os cursos de pós-graduação 2003 lato sensu e stricto sensu. O prazo para as inscrições vai de janeiro a março de 2003, dependendo do curso. A seleção é feita por entrevistas e análise curricular dos interessados.

Dentro do programa lato sensu, que inclui cursos que podem ser realizados em no mínimo 12 meses, a instituição oferece os cursos MBA em Gestão Universitária, História da Arte e Gestão do Patrimônio Cultural, Direito Civil, Psicomotricidade, Arte Terapia, Gestão Estratégica de Negócios e Empreendedorismo, Gestão das Práticas Hoteleiras, Gestão em Controladoria e Finanças, Gestão em Logística Integrada, Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing.

No quadro da pós-graduação stricto sensu, inclui cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado. Os alunos podem se inscrever nas seguintes áreas: Psicologia (mestrado); Educação, Administração e Comunicação (doutorado e mestrado) e Administração (mestrado).

Os alunos dispõem de uma infra-estrutura dotada de elevado grau de informatização: bibliotecas, laboratórios, salas ambiente para a realização de aulas, seminários e colóquios de orientação, auditórios para eventos científicos nacionais/internacionais ou para exames e defesas de teses, dissertações e trabalhos finais de curso.

MBA em Gestão Universitária (Latu Senso)
Desenvolvido em parceria com a Universidad de Salamanca (Espanha) e Université de Montréal (Canadá), o curso de MBA em Gestão Universitária tem o objetivo de auxiliar os profissionais do setor a alcançar o sucesso educacional e mercadológico. A São Marcos é a única do país a oferecer um curso com esse perfil. A programação tem um foco bastante prático e aulas quinzenais, o que atrai alunos de todos os estados do Brasil, como Brasília, Rio Grande do Sul, Roraima, Mato Grosso e de diversas regiões do Estado de São Paulo.

O curso está estruturado em disciplinas e seminários presenciais, apresentação de trabalho de conclusão. O curso está organizado de forma a poder atender às necessidades específicas de cada participante; para tanto, entre outras coisas, cada participante é assistido continuamente por um docente-tutor. As aulas têm um enfoque prático e estão organizadas de forma a atender às necessidades específicas de cada participante. Seu corpo docente é composto por profissionais com sólida experiência em suas áreas de atuação, titulados por universidades de renome no Brasil e no exterior.

História da Arte e Gestão do Patrimônio Cultural (Latu Senso)
Este curso conta com a parceria internacional da Academia di Belle Arti di Bologna. O seu objetivo é formar um novo perfil de profissional pós-graduado – o gestor cultural – de quem o mercado requer, hoje em dia, um conhecimento aprofundado da história da arte e uma versátil expertise na área de gestão das instituições de preservação e animação cultural, desde os Institutos de Patrimônio até os Museus e Centros Culturais.

O especialista formado neste curso estará apto a atuar nas mais diversas áreas da produção, da comunicação e da gestão dos Bens Culturais. Estará igualmente ao seu alcance uma intervenção qualificada em estruturas públicas e privadas de cultura, tais como Museus, Institutos, Fundações, Bibliotecas, coleções particulares de reconhecido interesse, Órgãos e Agências de Proteção ao Patrimônio, Secretarias da Cultura, etc.

O curso visa ainda posicionar favoravelmente tais especialistas em um mercado de trabalho regido por estruturas não necessariamente institucionais, notadamente nas áreas de editoria, catalografia, curadoria de exposições, consultoria para o mercado de arte, arquivos, bancos de dados, informática, jornalismo, turismo cultural e projetos culturais em geral.

O curso tem a duração total de três semestres, o último dos quais reservado parcialmente à discussão, redação e defesa de uma Monografia. Duas Áreas de Concentração articulam este Programa: História da Arte e Teoria e Prática da Gestão do Patrimônio Cultural.

Programa lato sensu em Administração (Latu Senso)
O objetivo geral dos cursos de pós-graduação lato sensu em Administração é formar profissionais capazes de escolher estratégias, técnicas e ferramentas apropriadas, em função de cada situação empresarial. São seis programas distintos, focados em áreas de ponta da Administração contemporânea – Gestão Estratégica de Negócios e Empreendedorismo, Gestão das Práticas Hoteleiras, Gestão em Controladoria e Finanças, Gestão em Logística Integrada, Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing -, concebidos de modo a oferecer ao público alvo o que existe de mais atual no desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho.

O público alvo é formado por profissionais graduados em nível superior, interessados no desenvolvimento de sua carreira ou de seus negócios, bem como aqueles que estão buscando a reciclagem de seus conhecimentos, face aos novos desafios impostos por um mercado altamente competitivo e globalizado.

Os cursos de pós-graduação lato sensu em Administração têm 360 horas, distribuídas em um conjunto de disciplinas específicas a cada programa. O total em sala de aula é de 308 horas (272 horas para o curso de Gestão de Práticas Hoteleiras). As 52 horas restantes (88 horas para o curso de Gestão de Práticas Hoteleiras) para que se completem 360 horas serão cumpridas em atividades assistidas pelo professor.

Direito Civil – Direito de Família e Sucessões (Latu Senso)
O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Civil – Direito de Família e de Sucessões visa à formação de especialistas para um melhor desempenho no mercado de trabalho, que, na área jurídica, revela-se extremamente competitivo. Os objetivos da programação são analisar e discutir as principais modificações introduzidas pelo novo Código Civil, a vigorar a partir de janeiro de 2003 e formar especialistas em Direito de Família e Sucessões e permitir ao egresso dos cursos de Direito a continuação dos estudos, facilitando-lhe a abertura do mercado de trabalho.

A área de concentração em direito de família e sucessões justifica-se por pela importância que as alterações do novo Código terão na vida dos cidadãos e dos profissionais que litigam nessa área. Conhecer as inovações, pensar as novas situações trazidas pelo Direito e os problemas com a aplicação da nova lei são algumas de nossas preocupações.

O público alvo é formado por juízes, advogados, promotores de justiça, procuradores do Estado, delegados de polícia e bacharéis em direito. O curso tem 376 horas-aula no total, sendo 360 horas distribuídas em seis módulos de 60 horas cada um.

Psicomotricidade (Latu Senso)
A programação deste curso é multidisciplinar e engloba teorias de diferentes autores de áreas congruentes ao estudo da Psicomotricidade e experiências de profissionais médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e psicopedagogos. Os objetivos deste curso são orientar sobre intervenções psicomotoras preventivas e remediativas, refletir sobre a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento intelectual e emocional do ser humano, desenvolver habilidades e competências para intervenções psicomotoras, a partir de hipóteses diagnósticas e ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento normal e as patologias psicomotoras.

O público alvo é formado por psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, professores de educação física e profissionais formados em cursos afins. O curso é formado por 12 disciplinas (360 horas-aula) e por atividades programadas (10 horas-aula), num total de 370 horas-aula.

Arte Terapia – Terapias Expressivas na Infância e na Adolescência (Latu Senso)
Este curso será realizado na Unidade de Paulínia da Universidade, localizado na região de Campinas. De acordo com a definição da American Art Therapy Association (1993 ), a Arte Terapia oferece oportunidades para o desenvolvimento de potencialidades pessoais por meios verbais e não-verbais, como também através de recursos físicos, cognitivos e emocionais por meio de experiências terapêuticas com linguagens artísticas variadas.

O objetivo deste curso é permitir o desenvolvimento de habilidades para a integração das diferentes linguagens no manejo do método arte-terapêutico, possibilitando, desta forma, a utilização deste instrumento na profissão de origem de cada profissional. O conteúdo vai auxiliar os profissionais a desenvolverem técnicas artísticas próprias ao desenvolvimento das práticas arte-terapêuticas, fornece conhecimentos teórico-práticos nas seguintes linguagens arte terapêuticas: teatro, música, dança, poesia e artes plásticas e fornecer conhecimentos em Gestalt Terapia, Psicopatologia na Infância e Adolescência, Terapia de Grupo e Criatividade.

O público alvo é formado por profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Arte Educação, Psicopedagogia, Pedagogia, Enfermagem, Serviço Social e outros graduados de áreas ligadas à saúde e educação. A Estrutura do curso é formado por 10 disciplinas, num total de 360 horas-aula, divididas em 296 horas para atividades teóricas e 64 horas para atividades práticas.

Mestrado em Administração
O público alvo deste curso são profissionais de nível superior, professores de ensino superior e executivos. O objetivo é habilitar os alunos a atuarem como professores e pesquisadores nas várias áreas conexas à Administração de Empresas, bem como fornecer-lhes base cultural e técnica para o exercício eficaz de funções administrativas. Suas áreas de concentração são Organizações e Competitividade e as linhas de atuação Decisões Estratégicas e Agregação de Valor e Gestão da Inovação e da Flexibilidade Organizacional.

O curso tem a duração de 24 meses. O corpo docente do programa é constituído de professores doutores habilitados a apoiar a produção do conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas tanto qualitativas como quantitativas. Espera-se do aluno uma participação pró-ativa no programa, envolvendo-se em atividades extra-classe, tais como participação em congressos e publicação de artigos em revistas acadêmicas.

Mestrado em Psicologia
Recomendado pelo Capes, o Mestrado em Psicologia constitui, desde 1994, uma proposta de formação de pesquisadores por meio da apreciação crítica das práticas psicológicas e da produção de conhecimento das diversas Linhas de Pesquisa. A qualidade de seu corpo docente, sua integração à comunidade acadêmica, nacional e internacional, e a diversidade de iniciativas de ensino e produção do conhecimento são alguns marcos da consolidação dessa proposta.

O objetivo é formar pesquisadores que possam analisar processos psicológicos, social e historicamente. O público alvo é formado por graduados em Ciências Humanas e Sociais que tenham interesse na área de Psicologia. Ás áreas de concentração são: Identidade: Formação e Transformação, Fundamentos Psicossociais do Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Humano e Processo Ensino-Aprendizagem e Constituição do Sujeito na Família e na Clínica.

Mestrado e Doutourado em Educação, Administração e Comunicação
O programa destaca-se por pesquisar temas da chamada pós-modernidade, detendo-se sobre as condições materiais e espirituais de existência do homem deste novo milênio. Trata-se de proposta original, que analisa novos objetos e desenvolve novas abordagens, na linha da interdisciplinaridade.

Os alunos são orientados a buscar a integração teórica e metodológica de suas pesquisas nos três grandes eixos da proposta. Estes eixos preocupam-se com a compreensão interdiciplinar de fenômenos que pertencem à dimensão sensível da cultura e do social, em sua materialidade e em sua organização simbólica.

As linhas de pesquisa deste curso são Identidade e Cultura: Estudos Regionais, Educação e Práticas Educativas no Brasil e a Sociedade em Rede: Administração e Comunicação. O Mestrado tem uma duração de 24 meses e o de Doutourado em 48 meses.

Informações:
Secretaria de Pós-Graduação
Unidade João XXIII
Tel.: 3491-0500 rs. 5520, 5562 e 5567
E-mail: posgraduacao@smarcos.br ou pelo site www.smarcos.br

O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h30

Perfil da Universidade São Marcos
A Universidade São Marcos foi fundada em 1970, com a inauguração da primeira unidade na região do Ipiranga, em São Paulo. A São Marcos possui hoje cerca de 10 mil alunos, 400 professores e 350 funcionários. Atualmente, além de quatro unidades no Ipiranga e um nos Jardins, em São Paulo, a instituição mantém um campus em Paulínia, região de Campinas. E vai inaugurar um novo campus no Shopping Silvio Romero, na região do Tatuapé, em janeiro de 2003. Ao todo, a Universidade oferece 23 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas, ciências e saúde, cursos de pós-graduação e diversos cursos de extensão.

Descrição: Prédio da Universidade São Marcos
Tamanho: 711K
Clique aqui para ver a imagem ampliada


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: