Voltar para sala de imprensa

Thoughtworks e Médicos Sem Fronteiras promovem hackathon para inovar em ajuda humanitária

Durante dois finais de semana a maratona reunirá profissionais de TI,  programadores e especialistas de dados com o objetivo de criar solução inovadora para MSF

 

São Paulo, junho de 2022 – O propósito é nobre: criar um sistema de mapeamento de informações e análise de dados relevantes sobre temas de saúde e ajuda humanitária para aumentar ainda mais o impacto do trabalho de Médicos Sem Fronteiras (MSF). Esse é o desafio do Hackathon promovido pela organização médico-humanitária em parceria com a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para impulsionar inovação digital.

A maratona acontece de forma remota pela comunidade Hackathon Brasil em dois finais de semana: 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho. O desafio dos times participantes será desenvolver uma solução inovadora para ser implementada na área de Advocacy de MSF, que gere informações úteis e cada vez mais específicas sobre os atores engajados em pautas humanitárias, dentro e fora das redes tradicionais de saúde, além dos movimentos sociais. E claro, entendendo seus argumentos e sua influência no debate público.

Experiência e Imersão

Os participantes da maratona terão uma experiência muito importante de imersão, atividades de design thinking, além de workshops técnicos promovidos por pessoas da consultoria com possibilidade de mentoria. Uma oportunidade significativa para quem busca expandir seu networking e adquirir conhecimento ao lado de grandes profissionais do segmento de tecnologia e inovação.

O evento já conta com 150 pessoas inscritas, entre elas programadores, especialistas de dados e outros profissionais de TI. Como as expectativas de números de inscritos já foram superadas, quem quiser participar, pode se inscrever em uma lista de espera neste site, que irá liberar as vagas conforme disponibilidade. Quem já se inscreveu, deve confirmar presença até o dia 23 de junho para garantir a vaga.

 

“Decidimos realizar a maratona porque acreditamos muito nesse trabalho de troca. Recebemos ideias inovadoras de profissionais muito qualificados e, em contrapartida, oferecemos premiações e uma imersão em MSF e no universo da tecnologia, que pode acrescentar muito para a carreira e vivência dos participantes”, afirma Vitória Ramos, Gerente da Unidade de Advocacy da Instituição.

Para Renata Gusmão, head de Transformação Social da Thoughtworks, “Melhorar a jornada digital de organizações como MSF nos permite atuar com o nosso propósito de criar impacto social sistêmico e colocar em prática o nosso objetivo como empresa de praticar tecnologia responsável para diminuir desigualdades e injustiça social, lutando por um impacto social que atenda as pessoas mais vulneráveis do mundo”.

Premiação

Nessa maratona, serão premiados os três melhores protótipos do desafio, além da oportunidade de a equipe vencedora ser convidada para desenvolver sua solução tecnológica. No primeiro lugar, cada um dos membros da equipe vencedora ganhará um ano de acesso à plataforma Alura, um voucher de R$ 800,00 na plataforma de recompensas Carpe Diem e serão convidados para uma experiência de imersão no trabalho de MSF*, podendo conhecer a sede de SP ou RJ. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados.

* Passagens, hospedagens e demais custos não estão inclusos.

MSF

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base nas necessidades das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão de Médicos Sem Fronteiras chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: