Voltar para sala de imprensa

Tecnologia inovadora de gravação a laser chega à indústria do plástico

Paralelamente à Brasilplast 2003, a indústria de materiais plásticos conhecerá uma nova tecnologia de gravação que, em breve, substituirá a pantografia na micro usinagem de eletrodos para eletro erosão ou diretamente em moldes para a injeção de plásticos. A novidade foi desenvolvida nos laboratórios da USP pela LaserTools Tecnologia Ltda para atender inicialmente três grandes empresas do setor. A partir deste mês, a técnica será disponibilizada para todo o mercado. A tecnologia consiste em um processo de gravação a laser de alta precisão que garante o desenvolvimento de soluções inovadoras em moldes de injeção de plástico resultando em produtos injetados com logomarcas, ideogramas e inscrições em dimensões extremamente reduzidas.

O método utiliza lasers de Neodímio:YAG (Nd:YAG) na gravação (2D e 3D) de materiais, com maior velocidade e precisão em relação à técnica da pantografia. Este processo é 10 vezes mais rápido e reduz a praticamente zero os defeitos de gravação. Em função das vantagens da nova tecnologia, o método deve causar grande impacto no mercado da indústria do plástico por suceder o atual processo mecânico da pantografia.

“Com toda a experiência acadêmica adquirida, trabalhamos no desenvolvimento de soluções para o uso do laser criando, desta maneira, oportunidades para seu uso agora também para a indústria do plástico”, explica Spero Morato, Ph.D. em física e diretor da LaserTools. Segundo ele, o método oferece em minutos a gravação com perfeição e custo bastante acessível, tornando-se muito mais vantajoso em relação ao processo da pantografia.

Em 2002, a tecnologia da LaserTools foi aplicada em três projetos pilotos para grandes empresas do setor: a Plastek (moldes Ziplock), Pial (produtores de tomadas e conectores elétricos) e Hellermann Tyton (fabricante de lacres plásticos). Os trabalhos atingiram resultados surpreendentes e hoje a LaserTools disponibiliza a sua tecnologia para todo o mercado.

Outros setores atendidos pela empresa são as indústrias de metais, automotiva, ferramentaria médico-odontológico, gráfica e de design promocional (brindes), nos quais já é líder no mercado brasileiro como prestadora de serviços do tipo job shop, desenvolvendo soluções sob medida para os clientes. Para o setor de plásticos a empresa realiza a gravação de moldes, carimbos, insertos, estampos e clichês. “Agora com a entrada na indústria de materiais plásticos, esperamos aumentar nossos negócios em 50% no prazo de um ano. A expectativa é de que o novo setor seja responsável por 30% dos negócios realizados pela LaserTools”, explica Morato. A LaserTools entrega em ate 48 horas na grande São Paulo, eletrodos com áreas de ate 500 mm2 gravados a laser.

Informações técnicas
O laser utilizado pela LaserTools é o Nd: YAG – Nd (Neodímio) a 1% + YAG (cristal sintético tipo granada de ytrium e alumínio com a fórmula Y3 Al5 O12) que é atualmente o laser mais indicado para processos industriais de micro mecânica. Ele é aplicado através de uma montagem realizada sobre uma base de fresa tipo Bridgeport com posicionamento xyz digitalizado, o que proporciona maior estabilidade, reprodutibilidade de posicionamento e precisão de 0,005 mm no posicionamento.

O comprimento de onda do laser é de 1,06 microns e a potência nominal de 100 watts. O comando numérico é feito por um software dedicado para a gravação em 2D (usinagem no plano). A usinagem em 3 dimensões utiliza um software dedicado desenvolvido pela própria LaserTools.

O processo utiliza como parâmetros a freqüência de chaveamanto, que interrompe adequadamente o pulso do laser quando vai de um pixel para outro, a corrente da lâmpada para definir a intensidade do laser no ponto a ser gravado e a profundidade de foco, permitindo gravações profundas 2,5D e 3D. O método também dispõe de velocidade de varredura para determinar a velocidade do processo e filtro espacial, que define a qualidade do feixe laser e a resolução no resultado final de gravação.

Perfil da Lasertools

A LaserTools foi fundada em novembro de 98 no Centro Incubador de Empresa Tecnológicas (Cietec/USP) pelo doutor em física Spero Penha Morato com o objetivo de desenvolver um processo a laser de alta precisão.

Com auxílio da FAPESP e do CNPq, a empresa atingiu os objetivos estabelecidos em seu plano de negócios e em 2002 se transferiu para um endereço próprio, onde pode iniciar produção em escala industrial. Atualmente, a empresa mantém o setor de pesquisas na incubadora e no IPEN.

Líder no mercado brasileiro como job shop, a LaserTools atua nos segmentos de design promocional (brindes), médico-odontológico , automotivo, metal-mecânico, eletro-eletrônico e plásticos.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: