Voltar para sala de imprensa

Tandberg Data apresenta a tecnologia RAIDn(tm) – inovação em armazenamento de dados em discos

A Tandberg Data ASA (TAD. OL), uma das mais importantes fabricantes e fornecedoras globais de produtos profissionais para armazenamento de dados, anuncia o desenvolvimento da tecnologia RAIDn, um meio para proteção de armazenamento durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 por ano. Ele já está à disposição para licenciamento e traz como grande diferencial a garantia que os bancos de dados de missão crítica continuem disponíveis mesmo quando ocorrerem diversas falhas de disco rígido simultaneamente.

A tecnologia RAIDn é uma biblioteca de software com um conjunto de algoritmos com patente pendente, que implementa um esquema de paridade em uma série de drives de disco. O RAIDn permite que os administradores de sistema selecionem o nível de “segurança” desejado contra a falha de um ou mais drives de disco em um vetor RAID, até chegar a N-1 drives (onde “N” indica o número total de drives no vetor).

Outra vantagem obtida pelo RAIDn é a economia de custo proporcionada com a implementação da tecnologia, fornecendo aos usuários os mais elevados níveis de disponibilidade, desempenho e capacidade, sem precisar aumentar os orçamentos. A tecnologia RAIDn foi desenvolvida pela InoStor Corporation, uma companhia pertencente ao Grupo Tandberg Data, sediada em Poway (Califórnia, EUA).

A nova tecnologia serve para a colocação de dados em drives de disco, que oferece uma confiabilidade muito maior, mais espaço para armazenamento para dados reais e também é menos dispendiosa do que as soluções RAID tradicionais.

“O RAIDn modifica o paradigma da tecnologia RAID convencional, como ela é conhecida atualmente. A necessidade de equilíbrio entre capacidade, desempenho e segurança é eliminada com essa revolucionária inovação na tecnologia RAID”, declarou Knut Aulund, vice-presidente executivo de vendas e marketing, da Tandberg Data. “A tecnologia RAIDn leva as soluções convencionais com base em RAID para o próximo nível, melhorando drasticamente o custo total de propriedade do gerenciamento de armazenamento e também o nível de segurança”, conclui.

As atuais tecnologias de armazenamento com base em RAID oferecem apenas proteção contra uma ou até três falhas aleatórias em um drive de disco, sendo que para três falhas, o custo é bastante elevado. À medida que aumenta o tamanho dos bancos de dados também cresce consideravelmente a possibilidade de ocorrer diversas falhas de disco. Mesmo com a substituição automática em caso de falha (hot swapping) e com a implementação de soluções dispendiosas, tais como o espelhamento com paridade, o sistema fica limitado a apenas algumas falhas de drive simultâneas.

O desempenho dos recursos de “leitura” e “gravação” da tecnologia RAIDn é equivalente às implementações convencionais de RAID 5 e é mais rápido do que as típicas configurações compostas RAID 5+1 ou RAID 5+5. O RAIDn ainda fornece uma proteção superior, em comparação com as atuais alternativas, mais dispendiosas, para aumentar a confiabilidade do armazenamento – RAID 5+1 (espelhamento com paridade) – e com drives de disco muito menores. Ou então, utilizando o mesmo número de drives de disco, a tecnologia RAIDn oferece cerca de duas vezes a capacidade de dados de uma solução do tipo RAID 5+1. Como exemplo, 10 drives com RAIDn (sendo n definido em 3) podem permitir a recuperação de até três falhas de disco aleatórias, com apenas 3 discos de paridade redundantes.

Em drives que exigem igual investimento, o RAIDn oferece 7 pinos giratórios de discos utilizáveis, em vez de 4 com a convencional tecnologia RAID 5+1. Portanto, a capacidade utilizável é 70% maior, ao mesmo tempo em que reduz os custos de 30 a 50%.Os vetores de disco rígido que são garantidos pela tecnologia RAIDn se beneficiam da segurança avançada e também contra falhas aleatórias de disk drives.

Com a tecnologia RAID convencional, os usuários precisam ser extremamente cuidadosos ao retirar o disco correto que tenha apresentado falha em um pacote RAID. Se ocorrer uma falha e o usuário retirar o disco errado por acidente, ocorrerá a perda de dados. “Imagine poder ‘retirar’ aleatoriamente dez drives de um vetor de discos em funcionamento e verificar que o desempenho e a continuidade dos dados permanecem efetivos”, comentou David Licosati, vice-presidente de desenvolvimento de negócios, da InoStor.

Sobre a InoStor Corporation
A InoStor Corporation é uma companhia dedicada a tecnologias de armazenamento em rede, que fornece soluções de armazenamento de alto desempenho, incluindo NAS (Network Attached Storage ou armazenamento anexado em rede), automação com base em fitas, soluções de drives de fita e de mídia. A InoStor foi criada por uma fusão entre a Tandberg Data, uma subsidiária da Tandberg Data ASA, e a LAND-5 Corporation, em março de 2002. Nossas soluções de NAS oferecem novos padrões de confiabilidade e desempenho, por um custo acessível. O enfoque da companhia no desenvolvimento de software resultou na tecnologia RAIDn, a evolução seguinte da tecnologia RAID. A InoStor também vende a altamente confiável linha de soluções de automação, drives de fita e mídia, da Tandberg Data, incluindo as tecnologias SLR, DLTtape(tm) e LTO. A sede corporativa da InoStor está localizada no endereço: 13000 Gregg Street, Poway, Califórnia. 92064. Para obter mais informações, visite o site: www.inostor.com.br.

Sobre a Tandberg Data
A Tandberg Data, companhia conhecida no mundo por sua inovação em soluções de armazenamento de informações, fornece drives de fita denominados SLR, DLT, SuperDLT e soluções para o storage para os principais fabricantes mundiais de equipamentos originais e para uma rede mundial de distribuição. Além de seus escritórios corporativos e de suas instalações de produção em Oslo, a Tandberg Data tem subsidiárias nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, Alemanha, Noruega, em Cingapura e no Japão, assim como escritórios de representação na China (República Popular da China), Índia, Itália, Brasil e Austrália/Nova Zelândia. A Tandberg Data ASA é uma empresa pública, sediada em Oslo, Noruega, com ações na Bolsa de Valores de Oslo (OSE:TAD).

Descrição: Tecnologia RAIDn(tm) – inovação em armazenamento de dados em discos.

Tamanho: 95 KB
Clique aqui para ver a imagem ampliada

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: