Olá, tudo bem?
Gostaria de sugerir uma pauta sobre o consumo consciente, já que entre os dias 11 e 15 de março acontece a semana do consumidor e o varejo inicia uma onda de promoções e descontos. Porém, é preciso ter cautela e consumir sem exageros.
A Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil é uma organização sem fins lucrativos, criada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF para apoiar a Estratégia de Educação Financeira – ENEF. É mantida pelas quatro principais entidades do mercado financeiro: Anbima, CNseg, BMF&Bovespa e Febraban. O objetivo é promover a Educação Financeira no Brasil e se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais. A AEF-Brasil colabora com a Estratégia Nacional de Educação Financeira coordenando e executando projetos.
A instituição foi a primeira no Brasil a criar tecnologias sociais de Educação Financeira para escolas e públicos em situação de vulnerabilidade (aposentados que ganham até dois salários mínimos e mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família).
É necessário que a população brasileira passe por uma educação financeira para que não haja ainda mais endividamento. O número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,8 milhões em junho de 2018, segundo levantamento da Serasa Experian. Trata-se de quinta alta mensal seguida e do maior patamar da série da pesquisa, iniciada em 2016. Na comparação com junho de 2017, quando foram contabilizados 60,6 milhões de inadimplentes, o índice teve aumento de 1,98%.
Sugestão de entrevista: Cláudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.