Sugestão de pauta - Dia do Trabalho - Trabalhadores sem limitações - Trama
Voltar para sala de imprensa

Sugestão de pauta – Dia do Trabalho – Trabalhadores sem limitações

Ronaldo DenardoSão Paulo, 29 de abril de 2008 – Para o trabalhador brasileiro, conquistar uma vaga no disputado mercado de trabalho não é tarefa fácil, mesmo em tempos de índices favoráveis. Imagine então, para aqueles que possuem limitações físicas ou intelectuais, as dificuldades passam pelas já conhecidas qualificação, experiência, idade e esbarram, até mesmo, na aceitação e adaptação. Felizmente, desde a aprovação da Lei de Cotas, o quadro está mudando. No ano de 2007, segundo dados do Ministério do Trabalho, o índice de contratações de pessoas com deficiência superou em 12% o volume de 2006, ou seja, 22.314 vagas foram preenchidas em todo o Brasil.

Nesta luta para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho uma organização não governamental se destaca. A AVAPE, Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais, é reconhecida pelo seu trabalho nas áreas de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação em gestão para organizações sociais. Além de oferecer atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência, do recém nascido ao idoso. Nesta parcela da população, histórias de superação, dedicação e conquista de direitos são contadas todos os dias, por anônimos que são excelentes exemplos para o Dia do Trabalho, como:

Maria Aparecida Videira – 42 anos
A supervisora de operações, inclusão e capacitação profissional da AVAPE ficou paraplégica em função de um erro médico em uma cirurgia na perna direita. A fase de reabilitação durou um ano e meio. Depois disso, em 1985, ela participou do primeiro projeto de trabalho da AVAPE na Volkswagen do Brasil. Há 23 anos atua na Instituição e já passou por várias áreas, inclusive liderou cerca de 400 pessoas.

Após o incidente, casou-se, engravidou e chegou a dar a luz, mas seu bebê faleceu. Separou-se. Hoje quer ser mãe e está na fila de adoção, mesmo com a limitação imposta pela cadeira de rodas e por viver sozinha.

Ronaldo Denardo – 32 anos
Há 10 anos, Ronaldo era o passageiro de um veículo dirigido por sua então namorada, eles voltavam de um Rodeio em Barretos. A história do acidente automobilístico no qual ele fraturou a coluna cervical e tornou-se deficiente físico tetraplégico, dependente da cadeira de rodas, além da estatística que passou a integrar poderia ser somente mais uma, não fosse sua história de superação e o novo trabalho como repórter de TV.

Com paciência e dedicação, por meio de um adaptador de punho, Denardo conseguiu escrever seu livro autobiográfico "Andando sem Poder Andar". Nele, conta toda sua trajetória de vida, desde suas aventuras, seu acidente e como passou a viver. O talento, carisma e admiração pelo jornalismo e pela comunicação o fizeram seguir a carreira de apresentador e repórter do programa de TV Sentidos, da AVAPE, dedicada ao Terceiro Setor. Hoje, além de repórter, também é escritor, produtor de projetos fotográficos e palestrante motivacional.

Para Ronaldo, a vontade de viver está diretamente ligada às suas atividades profissionais, à vontade de aprender e crescer, à família, aos amigos e, exclusivamente, à esperança de voltar a andar. "Tenho certeza que o dia de voltar a andar está chegando e se tornará realidade em um futuro próximo", afirma. O repórter faz parte do único grupo brasileiro de pesquisas de células-tronco do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas de São Paulo, sob responsabilidade dos médicos Érika Barros e Tarcisio Barros. "Fiz o implante de células em junho de 2003 e aguardo os resultados", explica.

Sobre a AVAPE
A AVAPE – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais, é uma instituição filantrópica de assistência social, que atua há 25 anos no atendimento a pessoas com todo tipo de deficiência, advindas, também, de comunidades em vulnerabilidade social. A organização acredita que a inclusão social passa pela reabilitação global do indivíduo. Para tanto, oferece serviços com metodologia múlti e interdisciplinar, que engloba desde a prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica, orientação sobre o convívio familiar e social, capacitação profissional, inclusão no mercado de trabalho e acompanhamento, além de prestar consultoria e treinamento a empresas para adequação dos postos de trabalho para pessoas com deficiência. Fundada em 1982 na região do ABC, em São Paulo, é considerada entidade modelo, tendo sido a primeira no mundo a receber o certificado ISO 9001.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: