Porto Digital

Esta é a sala de imprensa do Porto Digital. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018.

Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.

O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores. Já atraiu para Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, e interior do Estado, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.

Startup do Porto Digital é finalista em concurso do BID

Projeto da Escribo foi selecionado para Prêmio Nexso, que avalia as pequenas empresas mais inovadoras da América Latina e Caribe na chamada Economia Laranja

São Paulo, abril de 2016 – O Porto Digital, polo tecnológico pernambucano, mostra mais uma vez que é uma área de empresas inovadoras na área de Economia Criativa. A Escribo Inovação e Educação, startup do ecossistema do parque tecnológico,  é uma das finalistas de América Latina e Caribe na premiação internacional Nexso, promovida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O projeto Frei.re Lab é um aplicativo que permite que editoras e professores criem jogos virtuais para assimilação de conteúdos pelos alunos.

Criada por Américo Amorim, doutorando em Educação na Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, a solução usa o conceito da gamificação para incentivar os estudos. "O Frei.re Lab torna as aulas mais lúdicas e proveitosas para as crianças", explica. Os alunos podem criar seus próprios jogos personalizados, com fotos e personagens preferidos. "É uma forma de estimular o protagonismo e a criatividade dos estudantes", conclui o pesquisador.

O Frei.re Lab permite que os alunos aprimorem seus conhecimentos nas áreas que mais tem dificuldade utilizando dinâmicas lúdicas. A plataforma já é utilizada por mais de 500 professores pernambucanos, que, ao invés de corrigir tarefas, podem investir seu tempo customizando conteúdo e criando exercícios conforme as necessidades dos estudantes.

Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, destaca a inventividade das Escribo. "Os empreendedores e desenvolvedores do Frei.re Lab têm experiência no desenvolvimento de aplicativos educacionais. É gratificante ver um projeto do nosso ecossistema com potencial reconhecido por um player internacional importante como o Banco Interamericano de Desenvolvimento".

O Nexso é um desafio que busca encontrar as melhores soluções em Economia Laranja, ou Economia Criativa, das Américas e Caribe. De mais de 500 inscritos, foram selecionadas 20 empresas finalistas, que angariam o voto popular para seu projeto. Os dez ganhadores participarão de eventos como o Idear Soluciones 2016 – onde apresentarão a startup para investidores e imprensa -, e os três primeiros terão prêmios em dinheiro.

Para votar no Frei.re Lab, acesse: http://escribo.com/vote

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Atendimento: Juliana Tancler