Voltar para sala de imprensa

Software ensina pequeno investidor a entrar no mercado de ações

Aplicativo SHB2, desenvolvido pela Majer&Majer, é auto-explicativo e atende às necessidades de um público variado, que vai do leigo ao profissional de finanças. Os interessados podem fazer download do programa no site www.investbr.com.br para utilizá-lo gratuitamente por 15 dias.

Arnaldo Majer: São Paulo, 19 de novembro de 2003 – Contribuir para a popularização do mercado de ações e atender ao pequeno investidor carente de uma ferramenta simples e objetiva. Este é o objetivo da empresa Majer & Majer que está lançando o software SHB2 (Soluções Home Broker 2). A nova solução orienta o usuário sobre investimento na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, e supri as necessidades de um público variado, que vai do leigo ao profissional de finanças.

A ferramenta é auto-explicativa e apresenta uma cartilha com informações completas e detalhadas sobre o mercado de ações que auxiliam o pequeno investidor, sem distinção de classe social. “O leigo não investe na Bovespa porque acha que tudo é complicado e corre o risco de perder muito mais dinheiro do que ganhar. Quando ele começa a entender as ações, percebe que não é um bicho de sete cabeças”, observa Arnaldo Majer, diretor da empresa e responsável pelo projeto.

O SHB2 ajuda na compreensão e interpretação dos principais índices, traz informações das ações negociadas diariamente pela Bolsa de Valores de São Paulo e oferece atualizações diárias via Internet. Além disso, uma “carteira virtual” pode ser usada para simulações e treinamento ou registro real das ações. “A partir deste material, o usuário pode ter um retorno muito bom até mesmo de um investimento pequeno”, ressalta Majer.

O aplicativo permite a exportação para o Excel e impressão das telas para trabalhos e análises atendendo ao perfil do usuário, diversos gráficos com itens de balanço e índices de mercado, oferece gráficos comparativos com o Ibovespa, dólar e outras ações e inclui carteira que permite inserir outros ativos, despesas com corretagem, comparações com Ibovespa e dólar e cotações do dólar comercial desde 1999. Além disso, o usuário pode garimpar ações por meio de um filtro, que proporciona diversas seleções, entre elas, setores de atividades.

“Nosso objetivo é o mesmo da Bovespa: popularizar, ampliar e fortalecer o mercado de ações”, explica Majer, ressaltando que não pretende competir com as corretoras, mas impulsionar o mercado de ações. “Queremos tirar o medo das pessoas de investir e isso só é possível ensinando-as como o mercado funciona”, completa.

O programa também serve de apoio a usuários mais experientes, pois permite uma avaliação completa das ações negociadas, além de profissionais do setor, que utilizam os dados fornecidos pela SHB2 para operar. “Um dos grandes diferenciais do produto é a excelente visualização para análise. Numa única tela são visualizados o raio-x das empresas e os dados dos pregões da Bovespa. Outra tela mostra uma listagem das empresas onde podem ser selecionadas as que distribuem melhores dividendos, as empresas que estão com suas ações no preço mínimo histórico, etc., por exemplo. Embora o software seja off-line, existe a área do usuário na qual pode ser configurada a corretora do cliente para verificar on-line o comportamento do papel escolhido”, destaca Majer.

Iniciativa foi baseada em pesquisa de opinião
O administrador de empresas aposentado Arnaldo Majer, 60, desenvolveu os aplicativos que auxiliam a investir na bolsa nas dependências no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec – USP), onde a Majer & Majer esteve incubada por dois anos. Hoje a empresa já é uma graduada, ou seja, já se lançou no mercado.

A iniciativa de investir neste setor aconteceu depois de uma pesquisa com pequenos investidores. Defensor desse mercado, Majer juntou seus conhecimentos sobre Bolsa de Valores com a habilidade do filho em computação para criar uma planilha de Excel para análise de dados do mercado acionário. E o que começou como uma simples planilha no computador da casa, no Cietec e com o trabalho do estudante de ciência da computação da IME-USP, Júlio César Avero, 23, virou um software educativo com ferramentas múltiplas, incluindo atualização diária dos valores e da movimentação de cada ação negociada na Bovespa.

A pesquisa de opinião foi realizada com 120 pessoas que tinham relação com o assunto. O levantamento revelou que 41% das pessoas entrevistadas já operam com ações pelo sistema Home Broker; 53% dos entrevistados nunca usaram este tipo de sistema, mas têm vontade de utilizar; e 42% acham que as ferramentas que existem são complexas e muito caras. Além disso, 72% têm interesse em ter uma ferramenta deste tipo instalada no próprio computador.

Download Gratuito e preço da assinatura
Segundo Majer, a assinatura do serviço para interessados neste tipo de investimento será no valor de R$ 39,60 por mês, já com o desconto de lançamento. Os interessados poderão fazer o download do programa no site www.investbr.com.br e utilizá-lo gratuitamente por 15 dias.

Sobre a Majer & Majer
A Majer & Majer desenvolveu o software SHB (Soluções Home Broker), que traz informações completas e detalhadas das ações negociadas diariamente pela Bolsa de Valores de São Paulo em uma linguagem simples e acessível e está preparando o lançamento de um segundo programa, mais completo, que atende tanto o público leigo quanto profissional. A empresa também organiza cursos, seminários e workshops pagos e gratuitos sobre o tema. A Majer & Majer iniciou seu projeto em maio de 2001 no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec – USP), onde esteve incubada por dois anos. Hoje a empresa já é uma graduada, ou seja, já se lançou no mercado, e é atualmente uma das associadas do Cietec.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: