Voltar para sala de imprensa

Sociedade do Sol distribui gratuitamente aquecedores solares didáticos a instituições educacionais

Instalada no Cietec, Centro Incubador de Empresas da USP, a ONG tem o objetivo de levar tecnologias solares para os cerca de 44 milhões de estudantes brasileiros

Augustin Woelz, diretor da ONG Sociedade do Sol.São Paulo, 15 de outubro de 2003 – A Sociedade do Sol, Organização Não-Governamental responsável por desenvolver aquecedores solares do tipo faça-você-mesmo com materiais baratos e de fácil acesso, vai doar aquecedores didáticos a instituições educacionais localizadas na Grande São Paulo. Para a ONG, escolas do ensino fundamental e médio são ferramentas naturais para a rápida multiplicação das tecnologias solares. As escolas interessadas em participar do projeto devem apenas entrar em contato com a Sociedade do Sol para solicitar uma doação.

Os aquecedores didáticos consistem em kits, que reúnem materiais simples, necessários para a instalação do aquecedor, como plástico, isopor, tubo, cola, entre outros. Este é o primeiro passo da instituição para atingir a meta de integrar esta tecnologia a cada escola brasileira, seja particular ou privada. “Como os kits são muito simples e tem um baixo custo, a previsão é que professores, auxiliares, representantes da comunidade e a Secretaria de Educação assumam a sua multiplicação, levando-os aos cerca de 40 mil de alunos presentes nas aproximadamente 150 mil escolas do Brasil”, afirma o diretor da ONG, Augustin Woelz.

Woelz explica que no Brasil há incidência de luz solar efetivamente o ano todo, enquanto em que países da Europa, o sol é praticamente inexistente por um período de seis meses. “Nossa proposta é de utilizar esta inesgotável fonte de energia, que alcança o quintal e o telhado de todo e qualquer lar brasileiro, no aquecimento da água a fim de reduzir o consumo de energia elétrica em até 80% do consumo total de um chuveiro elétrico”, explica o diretor da ONG, Augustin Woelz.

Instalada no Cietec desde 99, a ONG disponibiliza o manual do ASBC gratuitamente para interessados em desenvolver a tecnologia no site www.sociedadedosol.org.br. Entre as parcerias realizadas está o trabalho com a Prefeitura de Apucarana (PR), onde é montado um laboratório para treinamento da guarda mirim, que iniciará o trabalho de conscientização da população local sobre o uso da energia solar.

Serviço
As escolas interessadas devem entrar em contato com a Sociedade do Sol pelo telefone (11) 3039-8317 ou pelo e-mail secretaria@sociedadedosol.org.br.

Sobre a Sociedade do Sol:
A Sociedade do Sol é uma entidade instalada no Centro de Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec/USP) e tem seu projeto, o Aquecedor Solar de Baixo Custos (ASBC), inserido no Programa da Finep / MCT – Energia Brasil. Com o objetivo de contribuir para a disseminação das novas tecnologias solares para todo o Brasil, a Sociedade do Sol patenteou há quatro anos o ASBC, porém seu diretor e engenheiro Augustin T. Woelz, abriu mão da patente visando a rápida divulgação dessa tecnologia no País. O Objetivo é disseminar a utilização da energia solar no aquecimento de água para cerca de 32 milhões de lares em todo o País.

Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo), o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: