Porto Digital

Esta é a sala de imprensa do Porto Digital. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018.

Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.

O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores. Já atraiu para Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, e interior do Estado, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.

Sistema de votação eletrônica da BisaWeb recebe prêmio nacional

São Paulo, novembro de 2013 – A BisaWeb, empresa embarcada no Porto Digital, em Recife, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, é a ganhadora do prêmio nacional Professor Dr. Imre Simon 2013 na categoria "Soluções na Área de Serviço – MPEs". A premiação, concedida anualmente pela Assespro Nacional e com votação pública, tem como objetivo destacar pessoas físicas e empresas que tenham contribuído de forma significativa com o setor de TI. A entrega do prêmio acontece nesta segunda-feira (11), durante uma cerimônia em São Paulo. Na ocasião, a BisaWeb, que concorreu ao prêmio com o seu moderno software de eleição eletrônica, será representada pelos diretores Gerino Xavier e Ronaldo Barros.

Testado e aprovado por instituições tecnológicas e por diversos clientes, o Sistema de Votação Eletrônica serve para realizar com segurança e rapidez processos eleitorais e atende plenamente as necessidades das mais diversas entidades e instituições, como, conselhos profissionais, sindicatos, associações, etc. O principal propósito do software é disponibilizar um sistema de eleição que dê autonomia às entidades e instituições, diminuindo a dependência ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Além de ser rápido e seguro, o sistema premiado conta com tela touchscreen (sensível ao toque), bastando apenas um toque para votar. Na tela, todos os candidatos são apresentados com seus respectivos nomes e números. Atenta à inclusão social e aos direitos humanos, a BisaWeb desenvolveu o software com recursos que possibilitam total autonomia sobre os votos também para os deficientes visuais – um sistema de auxílio sonoro através de fones de ouvido. Todos os eleitores ainda contam com a alternativa de votar em Branco ou Nulo e com as opções "Corrige" e "Confirma".

Para garantir a integridade dos dados, o sistema grava os votos em três mídias diferentes e, além disso, sua alimentação externa é via bateria, o que evita que quedas de energia atrapalhem o andamento do pleito.

Feliz com a conquista, a empresa pernambucana já planeja novas participações no Dr. Imre Simon. "Para nós é uma honra receber este prêmio. Ele é uma prova de que estamos no caminho certo e um incentivo para o desenvolvimento de novos sistemas. Queremos participar de outras edições da premiação", comemora Xavier.

O homenageado – Imre Simon (Budapeste, Hungria, 14 de agosto de 1943 / São Paulo, Brasil, 13 de agosto de 2009) foi um dos pioneiros e mais importantes pesquisadores da área de ciência da computação no Brasil. Durante sua vida recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Em 1979, recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas e, em 1989, o Prêmio Científico da Union des Assurances de Paris (UAP), em conjunto com Misha Gromov e Joseph Stiglitz.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Atendimento: Juliana Tancler