Voltar para sala de imprensa

Semana de Saúde Mental discute brutalidade no tratamento de psiquiatria e prestigia 16 anos do movimento de Luta Antimanicomial

No próximo dia 18 de maio, o movimento de Luta Antimanicomial completa 16 anos de combate à brutalidade e banalização dos tratamentos tradicionais de psiquiatria. Para discutir sobre o assunto que causa polêmica na sociedade, o Departamento de Psicologia da Universidade São Marcos promoverá no período de 19 a 23 de maio a I Semana de Saúde Mental.

O evento tem como objetivo apresentar novos paradigmas na área de Saúde Mental no Brasil. A programação contará com diversas atividades e palestras de renomados professores e especialistas da área, como Austregésilo Carrano Bueno, autor do livro “Canto dos Malditos”, que inspirou o filme “Bicho de Sete Cabeças”, e a psicóloga Mirsa Delosi, coordenadora Estadual de Saúde Mental.

Estão ainda na agenda do evento apresentações do professor Luiz Ferri de Barros, mestre em História e doutor em Filosofia da Educação pela USP; psicólogos do 1º CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) do Brasil; familiares, usuários de serviços substitutivos, coordenadores do Movimento da Luta Antimanicomial, entre outros.

Ao final das palestras, o público pode participar de atividades culturais e assistir aos filmes “Bicho de Sete Cabeças” e “Uma Mente Brilhante”. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3491-0500 ramal 5511.

Dia Nacional de Luta Antimanicomial
Criado em 1987, o movimento de Luta Antimanicomial tem como objetivo combater a brutalidade e banalização dos tratamentos tradicionais de psiquiatria. Esta iniciativa levou do fechamento de muitos manicômios, a criação de serviços substitutivos para o paciente psiquiátrico e a aprovação do Projeto de Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira, de autoria do deputado federal Paulo Delgado (PT/MG), após 12 anos de tramitação no Congresso Nacional.

Palestras

Horários: Manhã – das 8h30 às 10h30 e noite – das 19h30 às 21h30
Local: Auditório Conde José Vicente de Azevedo (Anexo da Unidade João XXIII)
Dia 19 – Luta Antimanicomial

Dia 20 – Legislação e Saúde Mental

Dia 21 – Serviços substitutivos em Saúde Mental
Dia 22 – Psicologia – Diferentes formas de atuação com o paciente psiquiátrico

Dia 23 – Familiares e usuários

Atividades Culturais
Horários: Manhã – das 10h30 às 11h30 e noite – das 21h30 às 22h15
Local: Espaço Dom Quixote (Unidade João XXIII)

Sobre a Universidade São Marcos
A Universidade São Marcos foi fundada em 1970, com a inauguração da primeira unidade na região do Ipiranga, em São Paulo. Hoje, além de 7 unidades do campus em São Paulo, a instituição mantém um campus em Paulínia, região de Campinas. Ao todo, a Universidade oferece 23 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas, ciências e saúde e vários cursos de pós-graduação e extensão.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: