Voltar para sala de imprensa

Saiba como realizar corretamente o acompanhamento de uma obra

Planejamento e tecnologias são aliados para que construtoras e incorporadoras desenvolvam projetos práticos e seguros 

São Paulo, julho de 2022 – Cada vez mais a tecnologia vem se tornando uma aliada muito importante para a construção civil. Softwares e plataformas como o Sienge – plataforma líder de gestão da construção civil – têm se destacado para que as construtoras e incorporadoras realizem e desenvolvam projetos de modo prático e mais ágil.

Um empreendimento imobiliário não se finaliza sem um bom acompanhamento de obra. A prática, cada dia mais requisitada por profissionais da construção, tem o intuito de diminuir custos e assegurar um bom investimento final. Muitos são os agentes responsáveis e beneficiados por acompanhar uma obra. Profissionais como engenheiros, gestores, pedreiros e arquitetos precisam estar de acordo com todas as etapas para garantir o melhor resultado possível e tirar proveito de uma obra bem gerenciada.

“Todo o acompanhamento da obra consistente em uma série de medidas tomadas para verificar se o andamento está de acordo com as especificações técnicas propostas. O gerenciamento deve seguir um calendário de visitas técnicas e fiscalização do andamento da obra. É por meio delas que é possível notar problemas antes que sejam prejudiciais demais à obra”, explica Guilherme Quandt, diretor de Estratégia do Sienge.

Veja essas cinco dicas sobre as melhores práticas do acompanhamento de uma obra e aprenda como é possível obter maior eficiência:

  • Planejamento da obra: é de fundamental importância que a equipe que esteja acompanhando a obra estude e se aprofunde em tudo o que estiver relacionado ao planejamento. “Se a empresa contar com a tecnologia BIM dentro do projeto, todas as informações sistemáticas e estruturais da construção ficarão disponíveis em uma única plataforma, permitindo o acesso de todos os envolvidos”, aponta Quandt;

 

  • Identifique riscos: um dos pontos mais importantes do acompanhamento da obra é identificar os riscos e sobretudo perceber potenciais riscos ao empreendimento e à segurança dos envolvidos;

 

  • Diminua desperdícios e administre os materiais: é crucial reduzir ao máximo o uso inadequado de equipamentos e materiais. “A prática de reduzir o desperdício faz com que a empresa se comprometa com o meio ambiente, evitando que a matéria-prima seja utilizada incorretamente. A gestão eficaz dos materiais também promove a segurança no canteiro”, explica o diretor;

 

  • Analise o cronograma: imprevistos podem ocorrer, por isso, é necessário ter certa flexibilidade quanto ao cronograma planejado. Ao analisar com atenção, é possível perceber se houve algum equívoco na definição dos prazos, ou se será necessário fazer alterações no decorrer do caminho. É fundamental que o cronograma financeiro também seja analisado criteriosamente para conferir se gastos além do planejado foram realizados durante o período;

 

  • Cronograma x realidade: compare o cronograma do papel com a realidade e faça a seguinte pergunta: a obra está cumprindo o prazo proposto ou está ficando atrasada? Caso a resposta seja a segunda opção, cabe ao profissional sentar e organizar as estratégias propostas e encontrar soluções que garantam que prazos futuros sejam cumpridos. Vale ressaltar que com o calendário de visitas técnicas sendo seguido criteriosamente, o trabalho flui com mais facilidade.

A indústria da construção é aliada da tecnologia, dentro e fora dos canteiros de obra. Os softwares de gestão atuam para garantir que a obra seja desenvolvida em perfeitas condições. “Os profissionais especializados e as soluções tecnológicas oferecem sempre os melhores resultados”, finaliza Guilherme Quandt.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: