Voltar para sala de imprensa

Pueri Domus Escolas Associadas propõe a discussão de ações para a formação de cidadãos responsáveis

Programa educacional cria programação paralela com oficinas, palestras e lançamentos de livros voltados para a orientação de professores em projetos pedagógicos inovadores

São Paulo, 10 de maio de 2004 – “O futuro da educação e a educação do futuro” é o tema da 11ª Feira Internacional de Educação (Educar), a realizar-se entre 19 e 22 de maio. O Pueri Domus Escolas Associadas, programa educacional adotado por 150 escolas, de 18 estados do País, mostrará no evento que o futuro deve ser produzido a partir de agora, analisando o caminho percorrido até então e investindo na formação de professores e alunos.

Segundo o diretor pedagógico do Pueri Domus Escolas Associadas, Altamar R. de Carvalho, atualmente fala-se muito em tecnologia e informação, o que, por si só, não garante a aprendizagem. “É importante preservar valores antigos como a troca e a interlocução. Não adianta ter ferramentas e dados se não houver condições de analisá-los criticamente”, destaca. A diretora da área de Formação Contínua e Eventos, Eloisa Ponzio, complementa afirmando ser imprescindível fornecer subsídios para que os estudantes vivenciem a cidadania agora, no presente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

O estande do Pueri Domus Escolas Associadas oferecerá aos visitantes da Educar uma série de atividades: oficinas e palestras sobre cidadania, educação infantil, educação fundamental, ensino médio, gestão escolar, entre outras. Um balé aéreo fará apresentações nas quais os dançarinos exibirão faixas com frases sobre cidadania, cultura, arte e educação para chamar a atenção dos visitantes para os ideais defendidos pelas Associadas.

Prefeito ideal
Um dos destaques do estande será a realização de um fórum sobre o perfil ideal para os candidatos a prefeito nas próximas eleições. Por meio de um totem informatizado, os participantes da feira poderão eleger as características ideais desse político.

O assunto política será o tema da palestra “Educação cidadã como prática da liberdade”, a ser ministrada, no dia 22 de maio, por Luis Renato Silva Maldonado, professor do ensino fundamental e médio. A conferência tratará das articulações possíveis entre educação, política, juventude e mídia, e o educador apresentará a proposta de incentivo à criação de grêmio estudantil nas escolas como estímulo à prática política entre os alunos.

Na ocasião, o Pueri Domus Escolas Associadas lançará também o livro paradidático Política como prática da liberdade, de autoria de Maldonado. A publicação poderá ser adquirida no estande do Pueri Domus e no estande da Artmed Editora. A obra aborda a necessidade de a escola assumir seu papel histórico como formadora de pessoas socialmente responsáveis e autônomas.

Carreira profissional
“Orientação profissional, empregabilidade e empreendedorismo em sala de aula: um desafio possível, um compromisso com o futuro” é o tema da palestra do professor Léo Fraiman, em 21 de maio. A experiência de Fraiman no aconselhamento de alunos resultou no livro Orientação profissional em sala de aula, outro lançamento do Pueri Domus Escolas Associadas na Educar, que fará parte do material didático do programa educacional a partir de 2005.

Lilio Paoliello, diretor de conteúdo do Pueri Domus Escolas Associadas, explica que as duas obras fazem parte do projeto “Escolha hoje o cidadão que sua escola quer formar!”, cujo objetivo é ajudar os professores a tornar os alunos cidadãos críticos, aptos a interferir positivamente na sociedade.

Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 150 escolas, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de encontros de formação contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.

Educar
A 11ª Feira Internacional de Educação (Educar) é uma promoção do Grupo PromoFair, que ocorre simultaneamente ao 11º Congresso Internacional de Educação (Educador). Sob o foco do tema deste ano, “O futuro da educação e a educação do futuro: temas e dilemas do ensino no século XXI”, serão discutidos vários assuntos: avaliação, currículo, comportamento, gestão, qualidade, formação de professores, novas metodologias pedagógicas e cultura. O simpósio e a exposição reunirão profissionais de educação, empresas, fornecedores de produtos e serviços para estabelecimento de ensino.

Serviço
Educador – Educar
Data: de 19 a 22 de maio de 2004
Horário: das 10h às 22h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Vermelho
Endereço: José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme / São Paulo acesso pelo Pavilhão Branco
Informações e credenciamento: http://www.promofairgroup.com.br/educador

Informações à imprensa:
Trama Comunicação – (11) 5539.1509 – www.tramaweb.com.br

Jornalistas Responsáveis:
Coordenadora de Atendimento: Helen Garcia – e-mail: helen@tramaweb.com.br – cel: (11) 9635-3125
Atendimento: Versanna Carvalho – e-mail: versanna@tramaweb.com.br – cel: (11) 8272-6113


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: