Voltar para sala de imprensa

Pueri Domus Escolas Associadas promove Semana de Estudos em Portugal

A Escola da Ponte recebe brasileiros e mostra que métodos alternativos de ensino podem dar certo

São Paulo, 31 de maio de 2004 – O contato com realidades diferentes costuma ser o ponto de partida para que as pessoas revejam seus pontos de vista e reflitam sobre as diversas maneiras de fazer as coisas. Com o intuito de propor aos profissionais de educação novas formas de ver a “instituição de ensino”, o Pueri Domus Escolas Associadas promove, de 29 de maio a 6 de junho, a Semana de Estudos em Portugal, na qual os participantes conhecerão a Escola da Ponte.

Baseado no sucesso da edição 2003 do evento, o Pueri Domus Escolas Associadas escolheu novamente a Escola da Ponte como sede do encontro. Na opinião do diretor-geral, Guilhermino Figueira Neto, a visita é uma maneira mostrar às pessoas que, apesar de muitos acreditarem só existir um meio possível de educar, outros métodos têm dado certo. A viagem propõe, portanto, uma análise da atual estrutura educacional brasileira, com base na troca de experiências entre educadores brasileiros e portugueses.

A Escola da Ponte, que inspirou o brasileiro Rubem Alves a escrever o livro A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, é peculiar. Nela não há separação de alunos por idade e os professores não são vistos como detentores da verdade. Outro fato que causa estranhamento é que as classes são formadas por pequenos grupos com interesse comum por um assunto. Por quinze dias discutem e pesquisam sobre o tema escolhido e ao término da data prevista, reúnem-se novamente e avaliam o que aprenderam. Se o resultado for bom, novas turmas são formadas baseadas em novos assuntos, caso contrário, o estudo continua. Alunos com algumas deficiências, como síndrome de Down, também participam normalmente das aulas.

A aprendizagem e o ensino são vistos na Escola da Ponte como um empreendimento comunitário, uma expressão de solidariedade. Nela, os professores não estão preocupados em ensinar aos alunos fórmulas prontas ou regras gramaticais, ao contrário, querem que as crianças aprendam valores.

Programação
Durante a semana, os participantes freqüentarão a Escola da Ponte. Acompanharão as atividades dos professores e alunos, conhecerão o projeto Educativo da escola, participarão de reuniões com a equipe pedagógica e discutirão a estrutura e o funcionamento das escolas brasileiras. Além disso, farão city tours nas cidades do Porto, Braga e Guimarães. Os viajantes terão todas as noites livres, o que lhes permitirá maior contato com a cultura local.

Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 150 escolas particulares, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, que atendem aos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de Encontros de Formação Contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: