Voltar para sala de imprensa

Pueri Domus Escolas Associadas incentiva a discussão e a pesquisa sobre emprego e política em sala de aula

São Paulo, 22 de setembro de 2004 – O Pueri Domus Escolas Associadas é um dos expositores do VIII Congresso e Feira de Educação Saber 2004, de 23 a 25 de setembro, no Palácio das Convenções do Anhembi. Durante os três dias do evento, o programa educacional pretende mostrar aos cerca de 25 mil educadores como se dá o relacionamento entre as escolas e as Associadas e apresentar os lançamentos em material pedagógico para 2005. Entre os destaques da coleção estão os paradidáticos Orientação Profissional em Sala de Aula e Política como Prática da Liberdade.

O diretor-geral das Escolas Associadas, Guilhermino Figueira Neto, afirma que o estande das Associadas na Saber 2004 é também um ponto de encontro das instituições associadas. “Além de ser um local no qual convidamos outras escolas para conhecer a nossa proposta pedagógica e o serviço de gestão que oferecemos para as escolas. Como o Tesescola, software de gestão escolar que faz parte do nosso pacote de produtos e serviços”, destaca.

De acordo com o diretor-geral, as publicações sobre carreira e política são destinadas aos alunos do ensino médio. Segundo ele, os livros foram elaborados para ajudar os professores a fazerem dos alunos cidadãos críticos e aptos a interferir positivamente na sociedade.

Profissões
O livro “Orientação profissional em sala de aula” , do psicoterapeuta Leo Fraiman, apresenta um método estruturado de orientação ao professor que vai trabalhar o tema em sala de aula. O professor tem a liberdade de escolher se quer aplicar o conteúdo no primeiro ou no segundo semestre letivo. A flexibilidade do material também permite que seja adaptado à necessidade da escola. Para ajudar também de forma prática na escolha da carreira, a obra traz informações atualizadas de endereços de sites de empregos e estágios.

A cada 25 exemplares adquiridos, a escola leva como brinde o jogo “Mundo das Profissões”. A atividade foi idealizada para atrair a atenção dos adolescentes com uma linguagem juvenil, informações atualizadas sobre profissões e o mercado de trabalho. Assim, em tom de brincadeira o estudante faz a ponte com o universo dos adultos, num processo de autoconhecimento, no qual irá adquirir noções de empregabilidade e empreendedorismo.

Educação política
O livro ” Política como prática da liberdade” , do historiador e professor Luis Renato Silva Maldonado, segue o projeto pedagógico da coleção das Associadas. Segundo Maldonado, a finalidade do material é sensibilizar o estudante para a importância da política na vida dos cidadãos. O aluno é convidado a empreender uma série de estudos e debates, por meio de atividades diferenciadas, culminando na possibilidade da organização de um grêmio estudantil.

Além de estimular a leitura de jornais e revistas sobre o assunto, o material didático contém indicação de leituras científicas acerca do tema, aprofundando algumas questões e se distanciando das noções de senso comum.

Ensino Fundamental II
Entre os lançamentos para o ensino fundamental II estão: Coleção de Português (anual), coordenada por Norma Goldstein, Coleção de Ciências (semestral) coordenada por Vinícius Signorelli e Marcos Engelstein, e a Coleção de Inglês (anual), coordenada por Wanda Magalhães.

A partir de 2005, os materiais apresentarão proposta pedagógica que desenvolvem as competências necessárias para a continuidade de seus estudos de ensino médio e superior. Os conteúdos são apresentados de forma integrada. De acordo com o diretor de conteúdo das Associadas Lilio Alonso Paoliello Júnior, o programa educacional trabalha com uma proposta curricular em espiral. “Um mesmo conteúdo pode ser estudado em vários momentos do ensino fundamental. A cada série as informações trabalhadas poderão ser ampliadas, modificadas e complementadas”, explica.

Paolillelo observa que, no estudo de Português, o objetivo é levar um conjunto de aprendizagens específicas de diversos gêneros de texto (argumentação, poesia etc.) e incentivar a produção textual desde o início da escolaridade. Os ensinamentos serão transmitidos a partir do contexto social vigente.

Construção do conhecimento
Já o material de Ciências pretende ajudar o aluno a compreender como se deu a construção histórica do conhecimento e quais foram os impactos causados na humanidade. Os conteúdos são integrados ao longo dos quatro anos do ensino fundamental I. Todos os assuntos serão relacionados e integrados aos temas ciência, tecnologia e saúde.

Normalmente, há um período escolar, no qual os alunos aprendem sobre corpo humano e doenças. “A nossa proposta é informá-lo principalmente sobre saúde e hábitos de vida saudáveis. Os alimentos, por exemplo, serão trabalhados de forma que haja um significado aos alunos. Para isto, falaremos de alimentação saudável, rótulos e dietas”, destaca.

Lilio Paoliello Júnior observa que a questão ambiental será apresentada ao estudante de maneira que ele se responsabilize pelo o que ocorre com ele próprio e em seu entorno. “Queremos ensiná-lo a buscar o bem-estar individual e coletivo, que ele saiba ser agente do que ocorre na cidade e no planeta”, comenta.

Inglês
A proposta do material de Inglês das Escolas Associadas é promover a interculturalidade. O aluno é orientado sobre as diferenças culturais existentes e sobre a necessidade do respeito mútuo entre as sociedades. Paoliello ressalta que o estudante é convidado a descobrir a função social da língua, ao mesmo tempo em que desenvolve competências comunicativas em contextos significativos e reais. “Para isto, adotamos diferentes estratégias de aprendizagem”, conclui.

Saber 2004
O VIII Congresso e Feira de Educação Saber 2004 será realizado de 23 a 25 de setembro no Palácio das Convenções do Anhembi. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp), a Saber é um dos maiores eventos educacionais do País para o qual são esperados aproximadamente 25 mil educadores para as palestras, debates e oficinas e mais de 30 mil para a feira de produtos e serviços ligados a área educacional.

Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 150 escolas, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de encontros de formação contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: