AEF-Brasil logo

AEF - Associação de Educação Financeira do Brasil

Esta é a sala de imprensa da AEF Brasil. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

A AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) atua desde 2012 em duas grandes frentes: desenvolvimento de tecnologias sociais e capacitação para professores no Tocantins ao tema da educação financeira e em todo o País. Em sua primeira atuação (de 2012 a 2019) teve como foco o cumprimento do convênio estabelecido pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) na execução da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF e, a partir de 2020, de forma independente, na promoção de ações da temática para os mais diferentes públicos, sobretudo para a rede pública de professores do Brasil. O principal foco de atuação é a promoção, fortalecimento e disseminação da causa da educação financeira.

A instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro mais saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão a capacitação para os professores dos ensinos fundamental e médio, além de projetos com foco em adultos vulneráveis economicamente, com foco nas mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e aposentados com renda de até dois salários mínimos. Todos os programas foram desenvolvidos e testados junto aos respectivos públicos-alvo.

Projeto visa levar educação financeira às comunidades atingidas por rompimento da barragem de Fundão

Iniciativa é resultado de parceria entre a AEF-Brasil e a Fundação Renova e consiste em capacitar assistentes sociais, professores e técnicos da educação para orientar a comunidade planejar a vida financeira

São Paulo, setembro de 2019 – Profissionais de assistência social e da educação de municípios que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Minas Gerais, vem participando de oficinas de educação financeira, com o objetivo de orientar os beneficiários sobre planejamento financeiro e gestão de finanças pessoais. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, que cumpre a importante missão de levar educação financeira à população brasileira, e da Fundação Renova, entidade responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em 2015, na região de Mariana.

Ao todo, profissionais de 35 municípios da bacia do rio Doce passarão pela capacitação, que já foi realizada nas cidades de Ipaba, Barra Longa, Caratinga, Mariana, Rio Doce, Rio Casca, Santana do Paraíso, Resplendor, Itueta, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Pingo D’Água, Santa Cruz do Escalvado, Fernandes Tourinho e Aimorés. Mais de 730 técnicos da assistência social, professores e técnicos da educação participaram das capacitações.

“Depois do que aconteceu em Mariana, toda a cidade e seu entorno tiveram que passar por uma reparação e nesse contexto a educação financeira, mais do que nunca, se apresenta como um instrumento importante para a reconstrução dessa comunidade de maneira mais planejada e consciente”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

“A proposta das oficinas de educação financeira é uma ação que surgiu da articulação do Programa de Proteção Social com o Programa de Indenização Mediada, a partir da perspectiva de indenização assistida, a fim de orientar às famílias atingidas sobre planejamento financeiro no processo de retomada de suas atividades”, conta Glaziane Silva, analista do Programa de Proteção Social e Saúde da Fundação Renova.

As oficinas acontecem em um importante momento como forma de restruturação para que as famílias tenham um comportamento financeiro mais adequado, consigam planejar suas finanças pessoas e fiquem longe do endividamento.

“A palestra trouxe informações que não tínhamos, no sentido de orientarmos nossos alunos e seus familiares sobre como desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas a respeito de finanças e consumo”, afirmou Luiz Carlos, professor de matemática na Escola Estadual Emília Cabral Mota, em Ipaba.

“Muitas das famílias que atendemos são vulneráveis e não sabem lidar com seus recursos e benefícios. Por isso, ao ter acessos a essas informações da oficina, eles poderão gerir melhor suas finanças e melhorar a qualidade das suas vidas”, afirma Marcelina Coutinho, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Casca.

Atendimento: Daniela Martins

E-mail: danielam@tramaweb.com.br