Voltar para sala de imprensa

Projeto de inclusão digital beneficia colaboradores de canteiros de obras

Instituto MPD oferece qualificação a adultos que ainda não estão inseridos no mundo digital e buscam autonomia e independência no dia a dia

Inclusão digital

São Paulo, julho de 2021 – Com um mundo cada vez mais conectado, a inclusão digital vem transformando a vida de muitas pessoas, principalmente daqueles que estão na fase adulta e aprendem a se beneficiar da tecnologia para conquistar autonomia e lidar com as funções do dia a dia. Pensando em proporcionar conhecimento do mundo virtual aos adultos e colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária, o Instituto MPD, organização sem fins lucrativos criado pela construtora MPD Engenharia, que executa ações de responsabilidade social e ambiental, conta com o Programa Inclusão Digital que tem o objetivo de oferecer qualificação de uma forma acessível e didática.  

O curso é realizado em salas que ficam localizadas dentro de canteiros de obras da MPD Engenharia, em Alphaville e Mogi das Cruzes. As aulas são ministradas pelos voluntários do Instituto MPD e acontecem duas vezes por semana com duração de duas horas. Os alunos aprendem a utilizar a internet e programas como Word, Excel e Power Point.  

Este mês, foram realizadas as formaturas das turmas que participaram do curso no primeiro semestre de 2021. Desde 2017, o programa já formou 72 pessoas e no final todos os participantes recebem seu certificado de conclusão. Além disso, as aulas passarão por um processo de inovação para atrair mais pessoas e serão incluídas nos métodos de aprendizagem as facilidades que o celular oferece na rotina diária, como a utilização de aplicativos e suas funcionalidades. 

A iniciativa visa mostrar como o celular e a internet são capazes de melhorar a qualidade de vida pelas facilidades que criam, além de promover a proximidade entre diferentes realidades. E, apresentar os cuidados e os riscos que se deve ter com o mundo digital, além de mostrar que estar incluído digitalmente não se limita ao uso mecânico da ferramenta. 

“Eu não sabia nem pegar em um mouse. Queria aprender a mexer no computador e usar sites. Agora eu consigo comprar as minhas passagens para viajar sem pedir ajuda de outras pessoas, uso outros sites de compras, consigo baixar aplicativos no meu celular e acessar minha conta no banco. Hoje tenho 60 anos e quando eu era jovem não tive a oportunidade de estudar e com esse mundo moderno se você não aprender fica para trás. Por isso meu conselho é: aprendam”, comemora Izabel Honorato da Silva, que atua no setor de serviços gerais da MPD Engenharia e participou do curso de Inclusão Digital promovido pelo Instituto MPD.  

Adultos que têm envolvimento com este universo digital não se sentem excluídos da sociedade, mas ainda há aqueles que não têm nenhum conhecimento e por isso, programas como este do Instituto MPD são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida, pois adquirem novos conhecimentos ampliando as oportunidades de emprego e renda. Além disso, pode servir de inspiração para aqueles que ainda não estão inseridos na área digital, ou seja, desenvolverá um papel de multiplicador e poderá dividir seus conhecimentos, incentivando pessoas a crescerem e a vencerem desafios”, esclarece Cecília Meyer, presidente do Instituto MPD. 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: