Resultado de 20 anos de pesquisa sobre o assunto, obra disponibiliza informações confiáveis sobre o desempenho fonológico de uma criança considerada normal
São Paulo, 20 de novembro de 2003 – Descrever e explicar o funcionamento da língua portuguesa e das diversas unidades que a integra é o objetivo do livro “Aquisição Fonológica do Português – Perfil de Desenvolvimento e Subsídios para Terapia”, de autoria da pesquisadora Regina Ritter Lamprecht e colaboradoras. Este é o primeiro livro do Brasil que reúne estudos e teorias sobre o assunto. A obra é um lançamento da Artmed Editora.
Resultado de 20 anos de pesquisa sobre Aquisição Fonológica do Português (AFP), o texto apresenta pela primeira vez dados sobre a aquisição dos fonemas do português por idade, nas diferentes posições silábicas. As informações são baseadas no desenvolvimento de uma criança normal e apresentadas ao leitor em forma de tabelas. “E, a partir delas, o profissional pode diagnosticar falha na aquisição fonológica de uma criança”, esclarece a autora.
Escrito a partir de uma perspectiva lingüística, a obra visa disseminar conhecimentos amplos e detalhados, além de proporcionar a aplicação dos resultados à prática clínica e pedagógica. “Ao colocarmos ao alcance do público o resultado dos estudos, ao longo de duas décadas, estamos estabelecendo a ponte essencial entre pesquisa e aplicação, entre universidade e prática”, esclarece Lamprecht.
Estrutura do livro
O título está divido em cinco partes. A primeira traz dois capítulos essenciais para o entendimento da obra. No primeiro, Regina Lamprecht trata de aspectos gerais referentes ao conjunto dos trabalhos abordados e apresenta informações sobre AFP. Já no segundo, Carmen Matzenauer faz considerações sobre o processo de aquisição e descreve o sistema do português – cujo domínio é o alvo a ser atingido pela criança.
As partes seguintes traçam o perfil da aquisição das diferentes classes de segmentos, partindo da mais inicial, como as vogais, para a mais tardia, as líquidas. Além disso, trazem amostras de fala de crianças em diferentes momentos do desenvolvimento fonológico, a fim de ilustrar o processo cronológico. Outros pontos abordados são a consciência e os desvios fonológicos.
A autora afirma que o principal objetivo desta publicação é que ela seja uma referência confiável e útil para os que se interessam pela aquisição fonológica, além de servir como ponto de partida para novos estudos sobre o tema. “A idéia é atingir os profissionais que estão fora do universo acadêmico e que se interessem pelo assunto, como profissionais e estudantes das áreas de fonoaudiologia, letras, pedagogia, bem como medicina e psicologia”, reforça.
Sobre as autoras
Regina Ritter Lamprecht é doutora em Letras, na área lingüística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); docente do Programa de Pós Graduação em Letras da PUCRS; coordenadora do Centro de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Linguagem (CEAAL); orientadora de pesquisas na área da Aquisição da Linguagem; pesquisadora do CNPq, além de co-autora de “Avaliação Fonológica da Criança” (Yavas, Hernandorena e Lamprecht, 1991).
Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha é mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL); doutoranda em letras, na área de lingüística, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS e docente da Faculdade de Letras da UCPEL.
Gabriela Castro Menezes de Freitas é mestre em Letras, pela PUCRS; doutoranda em letras, na área de lingüística, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer é doutora em Letras, na área de lingüística, pela (PUCRS); docente do mestrado em Letras da UCPEL; coordenadora do mestrado em Letras da UCPEL; orientadora de pesquisas na área da Aquisição da Linguagem; pesquisadora do CNPq e co-autora de “Avaliação Fonológica da Criança” (Yavas, Hernandorena e Lamprecht, 1991) .
Carolina Lisbôa Mezzomo é fonoaudióloga, especialista em Motricidade Oral e em Linguagem; mestre em Letras pela PUCRS; doutoranda em Letras, na área de lingüística, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.
Carolina Cardoso Oliveira é mestre em Letras, pela PUCRS; doutoranda em Letras, na área de lingüística, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.
Letícia Pacheco Ribas é fonoaudióloga, especialista em Motricidade Oral, mestre em Letras pela PUCRS, doutoranda em Letras, na área de lingüística, no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.
Serviço
Livro: “Aquisição Fonológica do Português – Perfil de Desenvolvimento e Subsídios para Terapia”
Autora: Regina Ritter Lamprecht, Giovana Ferreira Gonçalves Bonilha, Gabriela Castro Menezes de Freitas, Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Carolina Lisbôa Mezzomo, Carolina Cardoso Oliveira e Letícia Pacheco Ribas.
Formato: 16×23 cm; 232 páginas.
Preço de capa: R$ 35,00
À venda nas principais livrarias do país ou pelo site www.artmed.com.br
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia através da Bookman Editora. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.