Voltar para sala de imprensa

Primeira oficina brasileira de aquecedores solares a baixo custo é inaugurada em São Carlos

Os alunos da Casa do Sol saem do curso com o aquecedor solar de água prontoSão Paulo, 27 de agosto de 2004 – A primeira oficina brasileira para montagem de aquecedores solares de água a baixo custo, equipamento desenvolvido pela Sociedade do Sol, organização não-governamental (ONG) do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), já está em funcionamento. É a Casa do Sol, um espaço implantado em São Carlos pela Prohab, empresa sediada na mesma cidade, no interior de São Paulo.

O objetivo da Casa do Sol é auxiliar seus alunos a construir o seu próprio aquecedor solar de baixo custo. A oficina oferece um espaço industrial de 260 m² e seleciona, principalmente, pessoas com até seis salários mínimos de renda para os cursos. Cumprida a primeira etapa de capacitação, os alunos produzem sob constante orientação técnica os aquecedores.

“A pessoa já sai da fábrica com o equipamento pronto para utilizar em casa, sem falar da habilitação profissional que este usuário recebe gratuitamente”, explica o presidente da Sociedade do Sol, Augustin Woelz.

A idéia do projeto Casa do Sol surgiu logo após a equipe da Prohab ter participado de um curso oferecido pela Sociedade do Sol. O diretor presidente da Prohab, Ivo Cesar Nicoletti, disse que ao constatar de perto a facilidade de montagem e a eficiência do modelo, decidiu oferecer esse conhecimento à população de São Carlos.

“O projeto do ASBC nos permite levar conhecimento e tecnologia às pessoas menos favorecidas da sociedade, contribuindo para elevar a auto-estima dessa parcela da população”, afirma Nicoletti. O custo da operação para o usuário da oficina resume-se ao valor das peças – caixas de água, placas de forro alveolar, tubos e componentes de PVC compradas pela Prohab no atacado – e varia de acordo com o tamanho da caixa d’água. O valor mínimo é de aproximadamente R$ 170,00.

Um novo conceito
O método de ensino adotado pela Casa do Sol difere daquele baseado na consulta de manuais de construção, para posterior montagem pelo usuário em modo bricolagem (faça você mesmo). “Esta verdadeira oficina, com espaço para montagem simultânea de 16 aquecedores solares, é um conceito novo, único no Brasil, e serve como modelo para qualquer entidade ligada à área da habitação popular”, define Augustin Woelz.

O Projeto Casa do Sol faz parte de um programa mais amplo da Prohab-São Carlos que, além da preocupação social de suas ações, tem dado uma maior ênfase ao aspecto ambiental. Nesta linha, a empresa inaugurará em breve a Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil.

Sobre a Sociedade do Sol
A Sociedade do Sole é uma entidade instalada no Cietec e tem o projeto do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), inserido no programa da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT). A Sociedade do Sol patenteou há cinco anos o ASBC, porém o presidente da ONG abriu mão da patente visando a rápida divulgação dessa tecnologia no País. O objetivo é disseminar a utilização da energia solar no aquecimento de água para cerca de 32 milhões de lares brasileiros.

Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do País, o Cietec foi criado em abril de 1998 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). As incubadoras são uma forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está se fortalecendo a cada dia no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica para ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira.

Contatos para entrevistas

Prohab-São Carlos
Fonte: Ivo Cesar Nicoletti, diretor presidente
Telefone: 16-3371 2119
e-mail: Prohabdt@terra.com.br

Sociedade do Sol
Fonte: Augustin Woelz, presidente
Telefone: 11-3039 8317
e-mail: secretaria@sociedadedosol.org.br
site: www.sociedadedosol.org.br

Cietec
Contato: Sergio Risola, gestor
Telefone: 11-3039-8301
e-mail: cietec@cietec.org.br
site: www.cietec.org.br


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: