Porto Digital

Esta é a sala de imprensa do Porto Digital. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018.

Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.

O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores. Já atraiu para Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, e interior do Estado, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.

Porto Digital recebe certificação internacional de soft landing

São Paulo, maio de 2019 – O Porto Digital é um dos primeiros ambientes de inovação e tecnologia do Brasil a receber a certificação da ENRICH como hub de soft landing voltado para empresas europeias. Com o certificado, o parque tecnológico amplia a possibilidade de atração de empresas da União Europeia para entrar no time de companhias com atividades no polo.

A acreditação da ENRICH – Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação – reconhece o Porto Digital como provedor de serviços especializados de soft landing para companhias que queiram entrar ou testar o mercado brasileiro. “Esse selo é uma validação dos nossos parceiros internacionais da excelência dos serviços oferecidos pelo parque não apenas para o Recife, mas para o ambiente de empreendedorismo e inovação brasileiro. Com o selo, teremos ainda mais visibilidade no mercado europeu”, informa a gerente de cooperação do Porto Digital, Joana Sampaio.

Entre as soluções do hub de soft landing estão orientação para as empresas encontrarem os melhores espaços para operarem em Pernambuco; disponibilização de coworking; suporte administrativo e secretarial – de licenças para operar no País a serviços de tradução; checagem de compliance em leis e regulamentos que envolvam atividades relacionadas a pesquisa, desenvolvimento e inovação; e networking com a comunidade científica e local. “Ser reconhecido como um hub de soft landing abre a possibilidade de estreitar e fortalecer as parcerias internacionais enquanto ambiente de pesquisa e inovação que fornece serviços de qualidade para empresas que queiram internacionalizar suas ações no Brasil”, afirma a gerente.

A rede ENRICH é uma iniciativa da União Europeia, executada no Brasil pelo projeto Centro Brasil-Europa para Cooperação em Inovação e Negócios (CEBRABIC), que recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia, Horizonte 2020. A ideia da rede é ser um centro piloto da iniciativa europeia para ampliar a cooperação empresarial e de inovação.

Atendimento: Juliana Tancler

Email: julianat@tramaweb.com.br