Porto Digital

Esta é a sala de imprensa do Porto Digital. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018.

Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.

O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores. Já atraiu para Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, e interior do Estado, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.

Porto Digital promove maratona de cursos de verão

Oitava edição do Recife Summer School reúne atividades pela gestão do parque tecnológico e empresas embarcadas

São Paulo, janeiro de 2016 – Com o Carnaval deste ano acontecendo mais cedo, o Porto Digital também adiantou a programação da VIII Recife Summer School, evento tradicional que anualmente atrai interessados em tecnologia para o parque tecnológico pernambucano. Em 2016, os cursos abordarão temas como computação em nuvem, desenvolvimento para Android e iOS, marketing digital para Snapchat, gerenciamento de projetos e bussiness model canvas, entre outros.

O Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) investiu em discussões sobre como a tecnologia vai mudar nosso cotidiano. Os gestores do parque tecnológico promovem palestras com o tema "Mind the Future", explorando projeções para o futuro nos aspectos: internet das coisas (dia 7), cultura (dia 14), cidades (dia 21) e prototipagem (dia 28). As palestras serão proferidas por Jacques Barcia, consultor do Laboratório de Tendências do Porto Digital, e já têm inscrições abertas.

Outro curso organizado pelo NGPD é sobre design editorial. Dentro da proposta de promover a economia criativa com uso intensivo de tecnologia, as aulas têm como objetivo capacitar o aluno nos processos de impressão gráfica para produção de livros e outros objetos editoriais. A ser realizado de 25 a 29 de janeiro, o curso é oferecido pelo Programa de Qualificação do Porto Digital e será ministrado por Fabio Silveira, professor do Istituto Europeo di Design (IED).

Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, lembra a importância do Recife Summer School para os profissionais de tecnologia. "Um dos propósitos do parque tecnológico é colaborar para a qualificação de colaboradores de suas empresas e outros interessados. Há oito anos promovemos essa intensa grade de cursos, com temas que estão em voga e são de relevante conhecimento para quem atua em TI e Economia Criativa".

Já a programação de parceiros e empresas embarcadas têm temáticas diversas, com valores variando conforme o promotor do curso. A lista completa, com descrição e investimento pode ser acessada em: rss.portodigital.org.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Atendimento: Juliana Tancler