Porto Digital

Esta é a sala de imprensa do Porto Digital. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa (EC) e Tecnologias Para Cidades. O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018.

Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas.

O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados, sendo 800 deles empreendedores. Já atraiu para Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, e interior do Estado, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.

Porto Digital participa de consórcio entre Brasil e União Européia

Parque tecnológico integra grupo de 13 entidades brasileiras e européias que tem como objetivo estreitar as relações de pesquisa e inovação entre países

São Paulo, março de 2016 – O Porto Digital acabou de se juntar a outras 12 entidades científicas e tecnológicas do Brasil e da União Europeia a fim de formar o Consórcio Internacional Incobra (Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union). O parque tecnológico recifense é o único representante do Nordeste brasileiro a participar da primeira reunião da iniciativa, que está acontecendo na cidade do Porto, em Portugal.

Na primeira atividade conjunta, os participantes do consórcio tem como objetivo construir uma estrutura capaz de facilitar a interação entre entidades brasileiras e europeias de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).O Incobra foi formatado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e já sinaliza de forma positiva para a participação de outras instituições do Brasil e da Europa. A última atividade do evento, que acontecerá durante toda a manhã do dia 18, será aberta ao público em geral, que poderá conhecer as primeiras diretrizes traçadas pelo consórcio após as primeiras reuniões internas.

Para Guilherme Calheiros, diretor de inovação do Porto Digital, que está na cidade do Porto para representar o ecossistema pernambucano, atuar junto às instituições que compõem o Incobra reforça as estratégias de internacionalização do parque tecnológico. "Nos últimos anos intensificamos nossas ações de projeção do Porto Digital no cenário internacional. Participamos de forma ativa nas conferências da IASP, inclusive com a atração deste evento para o Recife em 2013. Compor este consórcio internacional fortalece um conjunto de ações que temos desenvolvido em parceria com instituições européias e representa um novo desafio para o parque tecnológico: atuar diretamente no fortalecimento da pesquisa e inovação no Brasil por meio do fomento das ações cooperadas com as instituições e empresas da União Européia", comenta.

Além do Porto Digital e dos portugueses anfitriões do evento, integram o consórcio do Incobra instituições da Alemanha, Austria e Bélgica, assim como a Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), com sede na Espanha. Do lado brasileiro, estão confirmadas a participação da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), da Agência de Inovação Brasileira (Finep) e também da Universidade Federal de Campinas (Unicamp), além da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Atendimento: Juliana Tancler

Email: julianat@tramaweb.com.br