Duas Rodas

Esta é a sala de imprensa da Duas Rodas. Aqui você encontra press releases sobre as novidades da marca, além dos principais resultados em veículos de comunicação e canais de influenciadores conquistados pela equipe de assessoria de imprensa da Trama Comunicação.

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 92 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais como Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

planta 2.0

Planta 2.0 lança ecossistema de inovação voltado para o mercado de alimentos

Plataforma amplia serviços e conexões com indústrias, startups e consumidores para acelerar o futuro da alimentação por meio da colaboração e inteligência artificial

planta 2.0

O apetite dos consumidores por novas experiências na alimentação desafia cada vez mais empresas de alimentos e bebidas a buscar alternativas para lançar as novidades em produtos e serviços que o mercado espera e de forma ágil. Nestes movimentos, o processo colaborativo aliado à transformação digital tem se tornado instrumento estratégico para atender a estas necessidades. Conectada a este cenário, a Planta 2.0 acaba de lançar um ecossistema de inovação, que integra consumidores, startups, big data e indústrias de alimentos, com o objetivo de acelerar o futuro da alimentação por meio da colaboração.

Evolução da Planta 1.0, plataforma de inovação colaborativa inédita na área de alimentos no País colocada no ar há quatro anos para ouvir a voz do consumidor, a versão da Planta 2.0 ampliou os serviços e as relações com grandes empresas de alimentos e startups para otimizar o ambiente de inovação para a viabilização de soluções rápidas, concretas e assertivas para o mercado alimentício.

“Nosso propósito é estimular a conexão entre as necessidades das indústrias e das pequenas empresas, além de trazer insights de consumidores para o desenvolvimento de novos produtos, potencializando a implantação de inovações para toda a cadeia produtiva”, explica Head da Planta 2.0, Daniel Mendes.

Programas simultâneos de inovação aberta

A nova versão da plataforma turbinou o campo de atuação com dois programas simultâneos de inovação aberta voltados ao mercado de alimentação:

Voz do Consumidor tem a missão de captar ideias das pessoas sobre necessidades e expectativas de alimentos inovadores, que podem servir de insights para criação de produtos para equipes de pesquisa e desenvolvimento de empresas alimentícias;

– Catálise é o outro programa de aceleração, com foco em resolver grandes desafios da cadeia produtiva do setor, estabelecendo a conexão das empresas alimentícias e startups do mercado, com o objetivo de trazer resultados práticos, como o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

“O programa Catálise foi concebido para priorizar a atuação prática com foco em fechamento de negócios e métricas voltadas à obtenção de melhorias operacionais para as empresas de alimentação. Certamente, este é um grande atrativo para as startups, que terão a oportunidade de relacionar-se comercialmente com grandes empresas de forma efetiva”, explica Daniel.

De acordo com ele, as empresas que submeterem desafios por meio do Catálise terão uma visão bem clara a respeito das melhorias operacionais que esperam e o quanto desejam investir. Para alcançar esta assertividade, há etapas que foram bem definidas no processo para os participantes: aplicação, seleção, escopo, métricas de sucesso, entrega e avaliação. Além do papel de acelerador do processo, a Planta 2.0 irá acompanhar, juntamente com as indústrias se as métricas de sucesso combinadas durante o programa fora de fato alcançadas, para potencialmente seguirem com um relacionamento comercial maior com as startups envolvidas.

Plant based: o primeiro desafio no ar

Os dois programas estrearam com um tema atual e relevante para o universo da alimentação, uma tendência global de consumo que tem avançado em diferentes categorias, trazendo grandes desafios para as indústrias, que é “Plant based” – alimentos à base de vegetais.

A cada quadrimestre a Planta 2.0 colocará no ar um novo tema, que chama de “causa”, conectado às necessidades do mercado para estimular a busca de insights e soluções para o setor que atendam os novos desejos dos consumidores.

Em paralelo às “causas”, a plataforma tem um canal aberto para as grandes empresas lançarem os seus desafios específicos de negócios em busca de parcerias com startups para o desenvolvimento de projetos de solução.

Big data traz insights sobre o mercado consumidor

Conhecer com profundidade hábitos, preferências, opiniões e perfil sociodemográfico dos consumidores permite trazer maior assertividade a iniciativas das empresas no lançamento de produtos e serviços. O serviço de big data e inteligência artificial da Planta, o Socialiment, foi concebido para oferecer informações que proporcionem insights importantes sobre o mercado consumidor.

“A indústria de alimentos, através da Planta 2.0, poderá ter uma visão mais clara do comportamento e dos anseios dos consumidores e uma conexão mais próxima com startups, atingindo assim vantagens competitivas para atender melhor aos anseios de um mercado cada vez mais exigente e conectado”, destaca o Head.

Webinares gratuitos

A plataforma reúne uma equipe de influenciadores, pessoas de conhecimento especializado na área da alimentação e da inovação, que compartilham textos, vídeos e conteúdos autorais voltados à área na plataforma.

Uma série de webinares e de cursos online gratuitos foram lançados em março e já abordaram temas como “Inovações em tempos de crise” e “Um banquete cultural”, atraindo mais de 300 inscritos dentre consumidores, startups, empresas e pesquisadores.

O próximo webinar, programado para o dia 21 de maio, será realizado em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), sobre o tema “Investimentos em Startups nos tempos de crise”, com o palestrante Felipe Cardoso Gelelete, gerente de empreendedorismo e investimentos em startups e analista de projetos na Finep desde 2008.

A Planta 2.0, acrescenta o Head da startup, possui uma equipe própria de expertise no mercado de startups, meio digital e segmento de alimentos, com sede em São Paulo (SP), e conta com o fomento da Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas.

Para mais informações, acesse a plataforma: www.planta.vc

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 92 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.

Atendimento: Paloma Funduklian

E-mail: paloma@tramaweb.com.br