O treinamento de edição de vídeo, inteiramente gratuito, acontece no próximo dia 16 de setembro durante as atividades do FOCO – Fórum de Comunicação do IMES
São Paulo, 05 de setembro de 2003 – A Pinnacle Systems, líder mundial em soluções de captura e edição de vídeo, e o Centro Universitário IMES oferecem, no próximo dia 16 de setembro, um treinamento gratuito sobre edição de vídeo amador, no campus da universidade em São Caetano do Sul (SP). Voltado para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, o workshop fará parte das atividades do FOCO – Fórum de Comunicação 2003, que acontece entre os dias 15 e 18 de setembro na instituição.
Workshop sobre edição de vídeo amador – Studio 8
Voltado aos usuários domésticos e videomakers, o curso de edição de vídeo amador tem como objetivo oferecer noções básicas sobre o tema e sobre as ferramentas necessárias para a produção de vídeos usando o próprio computador. Durante o curso, os alunos de Publicidade e Propaganda terão a oportunidade de aprender como é possível transformar imagens de vídeo em foto, inserir efeitos de áudio e trilhas, além da aplicação de ferramentas avançadas como: filtros, ajustes de cores e câmera lenta. Os estudantes conhecerão ainda a funcionalidade de um dos programas de edição mais vendidos no mundo, o Pinnacle Studio 8.
A iniciativa tem como objetivo difundir a cultura do vídeo digital no país e visa mostrar aplicações práticas da tecnologia. O número de videomakers no Brasil está em ascensão e pode conquistar mais adeptos entre os usuários de PCs, que hoje encontram soluções acessíveis para transformar seus computadores em estações de edição.
Segundo Jaime Paez, diretor-executivo da Pinnacle Systems para a América Latina, os brasileiros estão descobrindo que com ajuda da tecnologia, muita criatividade e pequeno investimento já é possível montar um negócio próprio no ramo de edição de vídeo digital. “Há poucos anos era necessário um alto investimento para montar um pequeno estúdio. Hoje, com os avanços tecnológicos em software e hardware, os custos reduziram-se em até 80% e é possível que profissionais liberais e usuários em geral montem seus próprios negócios utilizando os computadores pessoais a custos mais acessíveis”.
Apesar de ser um mercado recente, já existem em São Paulo pequenas empresas e profissionais que utilizam as soluções de vídeo digital para impulsionar seus negócios e diferenciar-se no segmento em que atuam. Um exemplo é o da produtora de vídeo que deixou de lado a velhas fitas VHS e edita casamentos e eventos em DVD, com os mesmos recursos – menu, diferentes ângulos de câmeras, etc – que os de filmes comerciais.
Perfil da Pinnacle Systems
A Pinnacle Systems desenvolve soluções de produção de vídeo para broadcast, desktop e mercado de consumo, sendo líder em captura de vídeo e edição de vídeo em tempo real. Além disso, a empresa também possui produtos no segmento de áudio através da aquisição da Steinberg Media Technology AG. A Pinnacle Sys está sediada em Mountain View (Vale do Silício), Califórnia, USA e possui escritórios no Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, México, Brasil e Cingapura, empregando cerca de 600 funcionários no mundo. A companhia já recebeu oito prêmios Emmy Awards por suas inovações técnicas para produtos de transmissão. Mais informações: www.pinnaclesysla.com.