Voltar para sala de imprensa

Pesquisa de opinião revela o candidato a prefeito ideal

Levantamento visa conhecer o grau de informação que professores, coordenadores e diretores de instituições educacionais possuem sobre política e cidadania

São Paulo, 14 de maio de 2004 – Os participantes da 11ª Feira Internacional de Educação (Educar), a realizar-se entre 19 e 22 de maio, no Expo Center Norte, irão escolher o candidato a prefeito ideal para as próximas eleições municipais. A iniciativa é do Pueri Domus Escolas Associadas que preparou um totem informatizado, por meio do qual serão eleitas as características ideais desse político virtual.

A pesquisa também irá averiguar se as escolas estão planejando ações para conscientizar os alunos sobre a eleição dos novos prefeitos brasileiros. A base eletrônica de coleta de dados para o levantamento permitirá a apuração diária de resultados parciais. Os índices finais serão apresentados no encerramento da Educar.

A diretora de Formação Contínua e Eventos, Eloisa Ponzio, destaca que o objetivo do levantamento é apresentar um panorama sobre as informações que os educadores possuem sobre política e cidadania, uma vez que eles são os responsáveis pela formação de pessoas.

“É também um meio de sondarmos as necessidades das escolas nestes quesitos e oferecermos alternativas, como, por exemplo, o livro que estamos lançando sobre política chamado Política como prática da liberdade, de Luis Renato Silva Maldonado, o qual ensina a montar um grêmio estudantil como estímulo ao exercício da democracia entre os alunos”, diz.

Papel da Escola
Ajudar os professores a fazer dos alunos cidadãos críticos e aptos a interferir positivamente na sociedade é uma preocupação constante do Pueri Domus Escolas Associadas. Para melhor orientar os professores das 150 escolas existentes no País, a rede de ensino desenvolveu o programa “Escolha hoje o cidadão que sua escola quer formar!”. A pesquisa de opinião e o lançamento do livro de Maldonado são reflexos desta postura cultivada ao longo dos 10 anos de existência das Associadas.

Há dois anos, durante a Educar 2002, o programa educacional fez um levantamento qualitativo sobre política e eleições, em parceria com o Instituto Ágora. Na época, 89% de um total de 1.885 entrevistados revelaram desconhecer a função de senadores, deputados federais e estaduais do País.

Para Eloísa, parte do papel da escola é levar dados da realidade para discussão e reflexão em sala de aula, independente de ser ou não um ano eleitoral. “Saber avaliar propostas, escolher um candidato e votar é uma questão de cidadania”, afirma.

Palestra
O autor do fascículo sobre política das Escolas Associadas fará uma palestra durante a Educar, com o tema “Educação cidadã como prática da liberdade”. A conferência será realizada em 22 de maio, das 14h às 15h. O educador falará sobre as articulações possíveis entre educação, política, juventude e mídia.

Na ocasião, o Pueri Domus Escolas Associadas lançará o livro de Maldonado, Política como prática da liberdade. A publicação poderá ser adquirida no estande do Pueri Domus e no estande da Artmed Editora. A obra aborda a necessidade de a escola assumir seu papel histórico como formadora de pessoas socialmente responsáveis e autônomas.

Educar
O estande do Pueri Domus Escolas Associadas oferecerá aos visitantes da 11ª Feira Internacional de Educação (Educar) uma série de atividades: oficinas e palestras sobre cidadania, educação infantil, educação fundamental, ensino médio, gestão escolar, entre outras. Um balé aéreo fará apresentações nas quais os dançarinos exibirão faixas com frases sobre cidadania, cultura, arte e educação para chamar a atenção dos visitantes para os ideais defendidos pelas Associadas.

A Educar é uma promoção do Grupo PromoFair, que ocorre simultaneamente ao 11º Congresso Internacional de Educação (Educador). Sob o foco do tema deste ano, “O futuro da educação e a educação do futuro: temas e dilemas do ensino no século XXI”, serão discutidos vários assuntos: avaliação, currículo, comportamento, gestão, qualidade, formação de professores, novas metodologias pedagógicas e cultura. O simpósio e a exposição reunirão profissionais de educação, empresas, fornecedores de produtos e serviços para estabelecimento de ensino.

Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de 150 escolas, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de encontros de formação contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.

Serviço
Educador – Educar
Data: de 19 a 22 de maio de 2004
Horário: das 10h às 22h
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Vermelho
Endereço: José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme / São Paulo
acesso pelo Pavilhão Branco
Informações e credenciamento: www.feiraeducar.com.br


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: