Voltar para sala de imprensa

As novas formas de gerir velhos processos. O outsourcing chegou para inovar

*Renan Torres  

A inovação tem sido o “mantra” de qualquer empresário ou executivo que busca o sucesso do próprio negócio. Aprimorar ou criar algo realmente confere às empresas uma posição de destaque no mercado. Muitas vezes, precisamos questionar a nossa forma de pensar e mudar os hábitos que já estão ultrapassados e foram testados diversas vezes no mercado enquanto fórmulas que trazem uma receita de sucesso.  

Contratar um serviço é muito melhor para o usuário do que adquirir produtos, ou seja, estamos falando do outsourcing, um modelo de negócio que com certeza será a base da economia do futuro.  

Vale ressaltar que a transformação digital é uma jornada, não é um destino. Esta afirmação é da Forrester (referência em pesquisa de mercado sobre o impacto da tecnologia) e para esta jornada é dividida em três estágios-chaves de maturidade digital.  

O primeiro se dá com o estabelecimento de uma transformação digital, o segundo, envolve o pensamento digital coletiva da organização, o famoso digital first mindset e por fim, o estágio chave se dá com a implementação, disponibilizando para o público consumidor produtos e serviços inovadores.  

Ainda segundo um especialista do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento em tecnologia, entender as prioridades de negócios e aplicar disciplinas de valor para orientar a gestão e a execução é fundamental para imigração digital. E uma empresa que decide embarcar na transformação digital busca ressignificar seus processos. Com isso, é possível promover o sucesso na utilização do outsourcing de produtos de tecnologia a transformação digital.  

Vale ressaltar que o outsourcing de TI se mostrou resiliente nesse período e, ao que tudo indica, será cada vez mais solicitado por organizações que buscam aumentar sua eficiência operacional, principalmente em relação as demandas por produtos e serviços digitais.  

Uma pesquisa também divulgada pelo Gartner aponta que muitos executivos de tecnologia veem a escassez de talentos como a barreira de adoção mais significativa para 75% das tecnologias de automação e quase metade das tecnologias digitais no local de trabalho, esse número é em torno de 41%.  

Ainda de acordo coma pesquisa, a falta de disponibilidade de profissionais de TI com qualificação adequada para atender a demanda das organizações foi citada com muito mais frequência do que outras barreiras, como o custo de implementação.  

No entanto, apesar da falta de mão de obra especializada em tecnologia, organizações globais continuam aderindo as novas tecnologias para impulsionar a inovação digital. Por isso, ressalto que o outsourcing de tecnologia se apresenta como uma alternativa altamente eficaz, auxiliando líderes do segmento a preencher a lacuna de talentos no setor, oferecendo mão de obra qualificada, mindset ágil e flexibilidade nas operações. 

Com as pessoas e empresas assumindo cada vez mais o papel de protagonismo no que diz respeito a inovação, é imprescindível fornecer uma boa experiência ao usuário, por meio de produtos e serviços que atendam às necessidades e oportunizam vantagens competitivas diante do mercado e da sociedade.  

Por isso, ressalto mais uma vez, que o outsourcing de TI é um serviço que chegou para inovar. Impulsionado pela pandemia, com a aceleração da transformação digital e a crescente demanda por profissionais de especializados, o serviço passou a ser uma prioridade para aqueles que buscam mais eficiência e resultados em suas operações. Implementar o outsourcing de TI é evoluir nos processos de transformação, reduzindo custos e praticando a transparência nos fluxos de trabalho de forma personalizada.  

** Vice-presidente da Arklok  


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: